Buscar

Pode a pessoa jurídica de direito publico, ao invés de contestar o pedido formulado pelo autor, atuar ao lado deste na ação popular? Quem poderá integ

💡 2 Respostas

User badge image

Marcio Rodrigues

Sim, à pessoa jurídica de direito público interessada, nos termos do artigo 6.º, § 3.º, da LAP, é facultada a adoção de posicionamento em caso de ação popular. Poderá esta: a) contestar o pedido, caso repute descabida a ação popular; b) quedar-se inerte; ou c) ingressar no pólo ativo da ação caso tenha crença na plausibilidade da ação popular.

A autoridade pública sempre estará no polo passivo, e também pode haver a pessoa jurídica de direito público, assim como particulares que foram beneficiados pelos atos ilegais e lesivos.

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Sim, a Pessoa Jurídica de Direito Público pode, ao invés de contestar o pedido formulado pelo Autor, atuar ao lado deste na Ação Popular. Nesse sentido, Adriano Andrade, Cleber Masson e Landolfo Andrade:

“Uma peculiaridade das ações populares, prevista no § 3.0 do art. 6. 0 da LAP, é a possibilidade de a pessoa jurídica de direito público ou de direito privado, cujo ato seja objeto de impugnação, optar por alguma das seguintes atitudes processuais:

a) Contestar o pedido: a entidade pugnará pela preservação do ato sindicado, quando seu dirigente ou representante legal entender que ele é lícito e não lesa os bens que a ação popular visa a defender, ou seja, quando concluir que ele é conforme ao interesse público;

b) Abster-se de contestar o pedido: como o dispositivo permite, expressamente, que tais entidades deixem de contestar o pedido, de sua inércia não se pode presumir a veracidade dos fatos não contestados (ao contrário da regra do art. 344 do novo CPC. Aliás, ainda que não houvesse tal permissivo legal, esse efeito não incidiria, em virtude de a ação popular versar sempre sobre direitos indisponíveis novo CPC, art. 345, II).

c) Atuar ao lado do autor: tal postura será possível desde que se afigure útil ao interesse público, a juízo do respectivo representante legal ou dirigente. Optando por tal atitude, a ré terá considerado que o ato impugnado é ilegal e/ou lesivo a um dos bens cuja ação popular busca defender. Para exercer tal faculdade, deverá manifestar expressamente sua intenção de atuar ao lado do autor.

Importante salientar que há duas correntes quanto à natureza jurídica de tal atuação da Fazenda Pública em relação ao autor: parte da doutrina sustenta ser de assistência simples, parte afirma ser de assistência litisconsorcial.” (Interesses Difusos e Coletivos-Esquematizado. 5ª ed. e-book. pg. 331)

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais