Buscar

Ciclo de Calvin

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

O ciclo de Calvin: Fixação de CO2 e síntese de gliceraldeido-3-fosfato

Carboxilação ou Fixação – CO2 e H2O são combinados com 1 molécula aceptora com 5 C originando 2 moléculas com 3C. Redução – 2 moléculas com 3C são reduzidas a carboidratos usando ATP e NADPH. Regeneração – A molécula aceptora é regenerada e uma molécula de carboidrato é exportada,

 

1 - Carboxilação Incorporação de um CO2 em uma molécula de ribulose-1,5-bifosfato (aceptor de 5C) e a hidrólise desta em duas moléculas de 3-fosfoglicerato (3C)

Enzima: Ribulose-1,5-bisfosfato carboxilase/oxigenase (Rubisco)

 

2 - Redução Conversão do 3- fosfoglicerato em gliceraldeido-3P e diidroxicetona -P Agente redutor é o NADPH Ocorre gasto de 1 ATP para cada molécula formada.

O gliceraldeido-3P e a diidroxicetona-P formados podem ser usados para a glicólise, síntese de amido ou sacarose

Para o ciclo não parar a molécula de ribulose 1-5 bifosfato inicial precisa ser regenerada.

 

3 – Regeneração da ribulose -1,5-bifosfato

 

Série de rearranjos da cadeia carbônica do gliceraldeido-3P e da diidroxicetona -P Produção de intermediários com 3,4,5,6 e 7 C Transcetolases Transaldolases Epimerases Quinases e Fosfatases.

 

fonte

http://www.fcav.unesp.br/Home/departamentos/tecnologia/luciamariacararetoalves/ciclo-de-calvin-e-biossintese-de-carboidratos.pdf

Ciclo de Calvin é a fase não luminosa dafotossíntese, que ocorre no estoma, massa amorfa do cloroplasto que envolve os tilacoides.

É nesta fase, após a redução do NADP+ a NADPH nafotofosforilação acíclica e a fosforilação do ADP+Pi emATP (ambos transportadores de energia) na fotofosforilação acíclica ou cíclica, que o dióxido de carbono combina-se com um pentose - ribulose difosfato (RuDP), originando um composto intermédio, instável, com seis carbonos. Devido à sua instabilidade, este composto origina de imediato duas moléculas de fosfoglicerato ou ácido fosfoglicérico (PGA), constituído por 3 carbonos. Estas duas moléculas são fosforiladas pelo ATP e posteriormente reduzidas pelo NADPH, a partir da fase dependente da luz. Estas reacções formam o aldeído fosfoglicérico (PGAL). Por cada doze moléculas de PGAL formadas, dez são utilizadas para regenerar a ribulose (fazendo assim voltar, após a fosforilação deste por 6 ATPs, o ciclo à etapa inicial). Duas moléculas são utilizadas para formarcompostos orgânicos, como glícidos e outros, dando assim sentido à autotrofia da fotossíntese.

 

 

 
Ciclo de Calvin e fixação do carbono.

fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_de_Calvin

 

 

 

 

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

No ciclo de Calvin, os átomos de carbono do CO2 são fixados (incorporados nas moléculas orgânicas) e utilizados para formar açúcares de três carbonos. Ao contrário das reações luminosas, as reações do ciclo de Calvin ocorrem no estroma (espaço interno dos cloroplastos). As reações do ciclo de Calvin podem ser divididas em três etapas principais: fixação do carbono, redução e regeneração da molécula inicial. Para que um G3P saia do ciclo (e vá para a síntese de glicose), três moléculas de CO2 devem entrar no ciclo, fornecendo três novos átomos de carbono fixo. Quando as três moléculas de CO2 entram no ciclo, são produzidas seis moléculas de G3P. Uma delas sai do ciclo e é usada para produzir glicose, enquanto as outras cinco são recicladas para regenerar as três moléculas do receptor RuBP.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais