Buscar

Quais são as possíveis mitigações de os princípios gerais do direito contratual???

Quais são as possíveis mitigações de os princípios gerais do direito contratual??? 

alguém pode ajuda?

💡 2 Respostas

User badge image

Lucas Domingues

A liberdade contratual é exercida dentro dos limites fixados pelo legislador. O espaço deixado ao livre jogo das vontades individuais será reduzido ou aumentado de acordo com os interesses que se queira tutelar. Assim, pode-se limitar as liberdades, por exemplo, nas proteções outorgadas ao consumidor no Direito do Consumidor, aos instrumentos conferidos à Administração Pública no trato dos Contratos Administrativos com uma superioridade sobre o particular, entre outros.

O próprio principio da autonomia da vontade não é absoluto, pois sofre algumas limitações. Assim, a liberdade de contratar segundo Gonçalves pode sofrer três limitações consideráveis, a saber: a faculdade de contratar, a escolha do contraente e o conteúdo do contrato.
Faz-se necessário dizer que o principio da autonomia da vontade tem como seu grande limitador o principio da supremacia da ordem pública e o respeito aos bons costumes.

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Pacta Sunt Servanda, também chamado de princípio da obrigatoriedade da convenção, é o mandamento principiológico segundo o qual, uma vez celebrado, o contrato há que ser cumprido, tornando-se verdadeira lei entre as partes, tão logo seja firmado.

Tal princípio, no entanto, não deve ser necessariamente seguido em sua integralidade, podendo ser mitigado se conflitante com a boa-fé, a dignidade humana ou mesmo com a função social do contrato.

O princípio da função foi social do contrato está positivado no Código Civil, no artigo 421, que determina:

Art. 421A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato”.

Ou seja, em que pese o dever de se seguir com o ajustado, o princípio do pacta sunt servanda não é absoluto. Esse entendimento é o tambem firmado pelo Enunciado nº 23 da III JDC do CJF:

Enunciado nº 23 - Art. 421: a função social do contrato, prevista no art. 421 do novo Código Civil, não elimina o princípio da autonomia contratual, mas atenua ou reduz o alcance desse princípio quando presentes interesses metaindividuais ou interesse individual relativo à dignidade da pessoa humana.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais