Buscar

Quem caçou João Goulart em 64???

💡 4 Respostas

User badge image

Marcelo Souza

Joao Goulart foi deposto em 1964 por meio do Golpe Militar (e também civil). Ele foi retirado do poder pelo alto escalão do exército e contou com deputados do congresso. o general Olimpio Mourão Filho iniciou a movimentação de tropas que foi considerado o primeiro ato dos militares. O grupo saiu de juiz de fora em direção ao Rio de Janeiro. O senador Auro Soares de Moura Andrade, presidente do Congresso Nacional, apesar de o presidente da República estar no país, declarou vaga a presidência. Há correntes que afirmam o envolvimento da CIA no golpe - a saber o quanto esse movimento influenciou o golpe.

1
Dislike0
User badge image

Carlos Henrique De Souza Gali

Se o congresso o caçou, então não houve golpe, certo?
0
Dislike0
User badge image

Marcelo Souza

Ele não foi caçado. A presidência foi declarada vaga, embora o presidente estivesse no país. Existe farta bibliografia sobre o assunto, inclusive defendendo que não houve golpe. Dê uma olhada nesse site: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/Golpe1964. É um bom começo pra quem quer ler mais sobre o assunto. Abraço.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais