Buscar

Onde se localiza os osso Hioide? E qual a sua função?

Dizer a localização do osso e para que ele serve. 

💡 8 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

O nome hióide é originário do grego hyoeides, que significa que tem a forma de U. O osso hioide não se articula com nenhum outro osso, apenas pelos músculos do pescoço, não sendo considerado como um osso pertencente à face. Localiza-se na parte anterior do pescoço e participa em funções importantes como deglutição, fala, mastigação e respiração, sendo um osso que serve de base para a língua. Ele fica localizado, na região anterior ao pescoço, embaixo do maxilar inferior e em frente à coluna vertebral. Sua função é dar toda a sustentação para que a região laringofaríngica possa sustentar-se e com isso as pregas vocais possam exercer suas funções e ao mesmo tempo a língua possa realizar os movimentos na articulação da fala. O osso hióide está classificado em: corpo, corno maior e corno menor. O corno maior dá continuidade ao corpo do hióide e o corno menor se articula com o corpo e com o corno maior do osso do hióide.

1
Dislike0
User badge image

Taís Almeida

O osso hioide é um osso em forma de U que não se articula com nenhum outro osso, se localiza na parte anterior do pescoço e participa em funções importantes como deglutição, fala, mastigação e respiração. Para se manter estável, o osso hioide está suspenso por ligamentos, fascias e músculos. Ele fica localizado, mais especificamente anteriormente ao pescoço, embaixo do maxilar inferior e em frente a coluna vertebral.

Sua função é dar toda a sustentação física para que a região laringofaríngica possa sustentar-se e com isso as pregas vocais possam exercer suas funções vibratórias; ao mesmo tempo a língua, ancorada pela sua musculatura extrínseca pode realizar os inúmeros movimentos auxiliares na fonoarticulação. Quando mastigamos, durante os movimentos de abertura e fechamento, de lateralidades direita e esquerda, os movimentos mandibulares necessitam enormemente da ancoragem hióidea, principalmente com a ação dos grupos supra e infra-hióideos. Quando deglutimos é o osso hióide quem dá ancoragem à língua para que ela se posicione mais para posterior e superior, levando o bolo alimentar para a região orofaríngica. Quando este bolo alimentar, já na região laringofaríngica, passa pela porção posterior da cartilagem cricóidea, são três pares de músculos, os músculos esterno-hióideos, esternotireóideos e tíreo-hióideos os responsáveis pelo tracionamento e manutenção da laringe para cima e para anterior.

 

 

 

16
Dislike0
User badge image

Marielly Haffner

Taís Almeida ótima explicação! Obrigada

2
Dislike0
User badge image

Isabela Barreto

Quando deglutimos é o osso hióide quem dá ancoragem à língua para que ela se posicione mais para posterior e superior, levando o bolo alimentar para a região orofaríngica.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais