Buscar

Qual a diferença entre pessoa física e pessoa jurídica?

explique o que garante o status de cada um (o que faz ser uma pessoa física ou jurídica).

💡 5 Respostas

User badge image

Izadora Alvarenga

Pessoa física é qualquer pessoa que você consiga tocar ou ver, por exemplo, esta exerce as atividades de prestação de serviços de forma autônoma, ou seja, independente. Já as pessoas jurídicas são abstrações das quais o direito empresta direitos da personalidade, como tendo direito a nome, imagem, etc. A pessoa jurídica surge quando um grupo de pessoas resolvem criar uma pessoa, só que no caso essa pessoa é jurídica, esta terá vida e personalidade própria, independente dos seu membros criadores, sendo que o patrimonio da pessoa jurídica também é próprio, e não tem relação alguma com o patrimonio de seus membros, ex: petrobrás, coca cola, qualquer empresa que vier na sua mente é uma pessoa jurídica. 

Outra diferença a se enfatizar entre a pessoa física e jurídica é pelo CPF( cadastro de pessoas físicas) e o CNPJ( cadastro nacional de pessoas jurídicas), esse cnpj é um número que identifica a pessoa jurídica. 

15
Dislike2
User badge image

Hibrahim Rassan Rassan

Pessoa física é a pessoa natural, isto é, todo indivíduo (homem ou mulher), desde o nascimento até a morte.
Distingue-se da pessoa jurídica, que é um ente abstrato.

Pessoa física é o cidadão comum, identificado pelo seu CPF

É a entidade abstrata com existência e responsabilidade jurídicas como, por exemplo, uma associação, empresa, companhia, legalmente autorizadas.

Pessoa jurídica é identificada por CNPJ

6
Dislike1
User badge image

Lucas FMS

A pessoa física são seres racionais e vivos. São as pessoas que convivem e sociedade, possuem direitos e deveres.

Já a pessoa jurídica é uma ficção. Ficção pelo fato de não ser realmente uma pessoa. Diz se pessoa pelo fato de ela poder exercer os atos da vida civil assim como uma pessoa natural. A pessoa jurídica possui, por exemplo, capacidade processual e patrimonio próprio. Ela sempre será formadas por pessoas (caso seja uma sociedade) ou pessoa (no caso da EIRELI - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais