Buscar

Hermenêutica, Argumentação e Lógica, pesquise, min duas fontes científicas de modo autoral Conceitue razoabilidade, ponderação e proporcionalidade. Em que consiste a fórmula do peso de Alexy? Explique

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1
Proporcionalidade se subdivide nos princípios, direcionando a aplicação do ordenamento jurídico para que atenda a situação de forma adequada, é algo mais que um critério ou uma regra, constitui um princípio inerente, assim na sua utilização é uma garantia básica que deve ser observada em todo caso que possa ferir direitos e liberdades. 
Ponderação é um método de resolução para casos complicados nos quais normas constitucionais com a estrutura de princípios entram em conflito. 
Razoabilidade é usada como vários sentidos, é um amplo conceito, transmite a mesma ideia de adequação sendo conjunto da proporcionalidade, usada para resolver conflitos de princípios jurídicos bem como interesses, bens…. 
Questão 2 
Tem a ideia de apurar a base no ordenamento jurídico brasileiro, 
Como por exemplo verificar se realmente se trata de um princípio jurídico, meio de garantir uma legitimidade de decisões que envolva o direito fundamental, são apresentadas as reclamações que são feitas a fórmula de peso, destacando seus pontos fracos e fortes na solução dos conflitos quando estão em colisão.
Questão 3 
Formas de qualificação e fundamentação de decisões judiciais, que pôde-se chamar de teoria do discurso e da argumentação jurídica, trouxe racionalidade para o campo judicial.

Outros materiais