Buscar

O que são poderes derivados e supranacionais em poder constituinte?

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

Entendendo o que é Poder Constituinte Originário, passa a entender o que são os demais. O Poder Originário é o que cria uma Constituição, seria o povo, por isso, é de fato Constituinte (constitui um Estado por seus representantes escolhidos). Os demais poderes (derivados de revisão, de reforma e o decorrente) denominados Constituintes são na verdade Constituídos, pois são formados, originados pela Constituição, limitados e condicionados por ela. 

Os Poderes Constituídos Derivados são o Reformador (possibilitam reformar a Constituição pelas chamadas Emendas Constitucionais); o Revisional (podiam aplicar revisão mais ampla na Constituição; dito no pretérito pois sua eficácia foi exaurida em 1993); e o Decorrente (elaboração de Constituição Estadual).

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O Poder Supranacioal, em tempos de globalização, seria um poder emanado não por um povo, mas uma comunidade de povos, ou seja, o titular deste poder não seria um povo mas uma "cidadania universal"; temos o exemplo da União Europeia, onde estados cedem parcelas de soberania para formar uma comunidade integrada econômica e politicamente.

Espero ter ajudado

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

  • Poder Constituinte Derivado:

Também chamado Instituído ou de segundo grau – é secundário, pois deriva do poder originário.  Encontra-se na própria Constituição, encontrando limitações por ela impostas: explícitas e implícitas.

Derivado -  deriva de outro poder que o instituiu, retirando sua força do poder Constituinte originário;

Subordinado  - está subordinado a regras materiais; encontra limitações no texto constitucional; e

Condicionado – seu exercício deve seguir as regras previamente estabelecidas no texto da CF; é condicionado a regras formais do procedimento legislativo.

Este poder se subdivide em:

I) poder derivado de revisão ou de reforma: poder de editar emendas à Constituição. O exercente deste poder é o Congresso Nacional que, quando vai votar uma emenda, não está no procedimento legislativo, mas no Poder Reformador.   

II)  poder derivado decorrente: poder dos Estados, unidades da federação, de elaborar as suas próprias constituições.   O exercente deste poder são as Assembléias Legislativas dos Estados. Possibilita que os Estados Membros se auto-organizem.

  • Poder Constituinte Supranacional:

Poder Constituinte Supranacional é o poder que cria uma Constituição na qual cada Estado cede uma parcela de sua soberania para que uma Constituição comunitária seja criada. O titular deste Poder não é o povo, mas o cidadão universal.

Segundo Maurício Andreiuolo Rodrigues, o poder constituinte supranacional “faz as vezes do poder constituinte porque cria uma ordem jurídica de cunho constitucional, na medida em que reorganiza a estrutura de cada um dos Estados ou adere ao direito comunitário de viés supranacional por excelência, com capacidade, inclusive, para submeter as diversas constituições nacionais ao seu poder supremo. Da mesma forma, e em segundo lugar, é supranacional, porque se distingue do ordenamento positivo interno assim como do direito internacional”. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais