Buscar

O que é homeostase ? e qual a importancia fisiológica da homeostase para a sobrevivencia de um organismo?

💡 7 Respostas

User badge image

Paoli

A Homeostase está relacionado ao equilíbrio fisiológico. As células precisam estar em atividade normal. O nosso corpo em suas partes, possuem mecanismos de resposta, que quando o líquido tecidual que circunda e banha cada célula desviam do normal, eles tentaram restaurar as condições normais. Se os mecanismos forem mal sucedidos, a célula funciona mal e morre. Isto é, se a Homeostase não é restaurada, a morte celular leva a doença e a possível morte da pessoa.
10
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

É considerado que um organismo está em homeostasia quando substâncias químicas estão em concentrações adequadas, a temperatura é estável e a pressão é apropriada.


Importante no âmbito da biologia, a homeostasia consiste no processo de regulação através do qual um organismo consegue manter o seu equilíbrio. A homeostasia é caracterizada pela sua estabilidade e também pela sua imprevisibilidade, porque uma ação pode ter um efeito oposto do que é expectável.


Manter o meio interno em equilíbrio é essencial para o funcionamento adequado dos sistemas que compõem o corpo humano. As enzimas, por exemplo, são substâncias que atuam como catalisadores biológicos, acelerando a velocidade de várias reações. Para desempenhar seu papel, as enzimas precisam encontrar um ambiente adequado e propício, com temperatura e pH dentro de uma faixa de normalidade, por exemplo. Assim sendo, um corpo em equilíbrio é um corpo saudável.


Portanto, a homeostasia (ou homeostase) é a tendência existente em alguns organismos para o equilíbrio e conservação de elementos fisiológicos e do metabolismo através de alguns mecanismos de regulação. Manter o meio interno em equilíbrio é essencial para o funcionamento adequado dos sistemas que compõem o corpo humano

Fonte: https://www.significados.com.br/homeostasia/. Acesso em 20 de julho de 2018.

3
Dislike0
User badge image

Breno Henrique

muito obg amigo

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais