Buscar

Caso clínico - Fisioterapia respiratória

Questão 28 UFGD/MS 2014

Paciente de 72 anos, tabagista crônico, foi encaminhado ao Hospital apresentando quadro de dispneia aos mínimos esforços, T 37,3º C, FR 32 rpm, FC 105 bpm, PA 90/60 mmHg, cianose central, tosse úmida produtiva com expectoração mucopurulenta, uso de musculatura acessória e tiragem supraclavicular. Assinale a alternativa correta e justifique as incorretas.

(A) Classificam-se os sinais vitais como hipertermia, taquipneia, taquicardia e hipotensão arterial;

(B) Denomina-se cianose a coloração azulada da pele e/ ou mucosas provocada pelo aumento na quantidade absoluta de hemoglobina insaturada na rede capilar periférica. A cianose do tipo central é decorrente da vasoconstrição e pode ocorrer durante a exposição ao frio e/ou redistribuição do fluxo sanguíneo nas extremidades.

(C) Dispneia é o termo usado para designar a sensação de dificuldade respiratória (falta de ar) e pode ser classificada como: aos grandes esforços (atividade física acima do habitual), aos médios esforços (atividades de rotina como tomar banho) e aos pequenos esforços (aparece ao repouso).

(D) A tiragem pode ser considerada um sinal de insuficiência respiratória aguda e geralmente está presente em casos de obstrução brônquica.

(E) A avaliação da secreção expectorada não pode auxiliar no diagnóstico e gravidade da doença, devendo determinar a cor, consistência, quantidade e odor da mesma.

💡 2 Respostas

User badge image

Mayra Fernandez

(A) verdadeiro

(B) Acho que é falso, pois quando há uma quantidade elevada de hemoglobina a periferia fica avermelhada, e cianose em relação ao frio as periferias ficam azuladas com poucas hemoglobinas circulando.

(C) verdadeiro

(D) verdadeiro

(E) Falso, pode auxiliar sim, essas características ajudam a decifrar o tipo de patologia.

1
Dislike0
User badge image

Sam Rodrigues

(A) Classifica como hipertermia a temperatura de 37,3 ºC, mas o termo hipertermia considerar temperaturas acima de 40ºC.

(B) define a cianose periférica, e não a central como indica.

(C) não parece exatamente errada, apenas incompleta.

(E) Bem errada, auxiliam sim no diagnóstico.

Alternativa certa (D).

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas