Buscar

Uma fonte de tensão E = 7200 /0° V, eficazes, alimenta uma carga cuja impedância é ZC = 138 + j460 Ω, através de uma linha que possui uma impedância i

Uma fonte de tensão E = 7200 / V, eficazes, alimenta uma carga cuja impedância é ZC = 138 + j460 Ω, através de uma linha que possui uma impedância igual a Zlinha = 2 + j20 Ω. Determinar:

a)  A potência média consumida pela linha.

b)  A potência aparente complexa absorvida pela carga.

c)   O fator de potência do conjunto carga/linha.

d)  O rendimento percentual do sistema.

💡 2 Respostas

User badge image

bruno

a) Potencia média pode ser dado por P=(V²/Z), no caso, P= (7200²/2+j20)  

b)Potencia aparente pode ser extraida da potencia total, ex:( Sua potencia deu 107,94<-73,3, convertendo para forma retangular temos: 31,01-j103,38.... E elemento imaginário J é a nossa potência aparente complexa, ou seja, -j103,38.
Ou voce pode encontrar o Fator de Potência desse sistema e multiplicar V*I*Sen Fp

c)

d)Rendimento Percentual; Potencia de Entrada/ Potencia de Saída

Temos PE= a potencia fornecida pela fonte, ou seja , V*I

PS = Potencia consumida pelo sistema, que envolve a carga e a perda na linha.

1
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

a) A potência média (Potméd) dissipada em um resistor, quando percorrido por uma corrente elétrica alternada, é definida como sendo a energia dissipada em um período dividido pelo próprio período. Matematicamente, temos:

b) Fazendo uso das amplitudes complexas da tensão e corrente de um dipolo, define-se potência complexa , o produto da amplitude complexa eficaz da tensão pelo conjugado da amplitude complexa eficaz da corrente.

onde representa o complexo conjugado de 

c) Quando cargas indutivas são acionadas com alimentação por corrente alternada, ocorre um fenômeno de defasagem entre as ondas da tensão e da corrente, causando o surgimento da Potência Reativa. Esta defasagem é quantificada pelo chamado Fator de Potência (FP).

d) O rendimento é nada mais que a relação entre energia liberada e a energia introduzida. Na área da eletricidade, porém, é comum que o rendimento seja calculado pela potência elétrica. A letra grega η é usada para expressar o rendimento. Calcula-se através da seguinte expressão:

\(n=Psaída/Pentrada\)

1
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais