Buscar

Qual o papel da moléculas do MHC no reconhecimento das células infectadas pelas células NK e qual o significado fisiológico deste reconhecimento ?

💡 4 Respostas

User badge image

Luan Vitor

MHC complexo principal de histocompatibilidade. tem função de exibir os antígenos. dos microrganismos ligados às células para o reconhecimento do linfócitos T e executa a proteína para ser codificado.

nk célula natural conhecida como célula assassina de patógenos.

4
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Células B e células T reconhecem diferentes substâncias como antígenos e reconhecem de uma forma diferente. A célula B usa a imunoglobulina ligada à superfície da célula como um receptor e a especificidade deste receptor é a mesma da imunoglobulina que ela é capaz de secretar após a ativação.


Células T estão agrupadas funcionalmente de acôrdo com a classe de moléculas de MHC que se associa com os fragmentos peptídicos da proteína: células T auxiliares reconhecem apenas aqueles peptídios associados com moléculas de MHC classe II, e células T citotóxicas reconhecem apenas aqueles peptídios associados com moléculas de MHC classe I.


O primeiro sinal é obrigatório tanto para as células T CD4 quanto para as T CD8, mas para essas últimas o segundo sinal pode ser diferente.. O Segundo sinal pode ocorrer das seguintes formas:

Direta: células T CD4+ ativadas liberam citocinas diretamente sobre células T CD8+ e estas são ativadas;

Indireta: células T CD4+ ativadas liberam citocinas sobre as células dendríticas, potencializando a ação destas, que passarão a liberar mais citocinas sobre as células T CD8 naives; 

3
Dislike0
User badge image

Beatriz de Biasi

Céls infectadas secretam INF-alfa/beta, com ação autócrina na própria cél infectada e com ação parácrina em diversas outras céls alvo. Essa citocina, dentre outras funções, aumenta a expressão de MHC I nas céls infectadas (com o objetivo de melhorar a apresentação dos Ags pras céls T CD8)  e ativas as céls NK. As céls infectadas podem realmente ter mais MHC I em suas membranas ou não. Caso tenha o MHC I, quem vai agir será a cél T CD8 citotóxica, que irá reconhecer e induzir a apoptose. Caso não tenha MHC I (alguns vírus inibem o MHC, por ex, msm com a influência do INF-alfa/beta), a cél NK irá reconhecer essa falta de MHC I como um sinal positivo para induzir a apoptose via degranulação. Ou seja, cél NK depende dos seguintes sinais:

Sinal positivo para morte da cél alvo = molécula KIRK da cél NK não se liga ao MHC I da cél infectada, já que o patógeno (vírus, por ex) está inibindo o MHC.
Sinal negativo para morte da cél alvo = molécula KIRK da cél NK consegue se ligar ao MHC I da cél alvo, e essa ligação inibe a degranulaçao da cél NK.

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais