Buscar

O reexame necessário é um recurso? Quando ele é aplicável?

Sobre este instituto qual o motivo de ele ser ou não um recurso? Poderia exemplificar e me dizer quando é aplicável, para melhor esclarecimento.

💡 2 Respostas

User badge image

Carlos Henrique Panhan

Apesar do Reexame Necessário ser caracterizado pela remessa dos autos no juízo a quo, para instância superior, não é considerado como sendo um recurso, haja vista que não é composto pelas características necessárias de admissibilidade dos recursos (voluntariedade, a tipicidade, o interesse em recorrer, a legitimidade, a dialeticidade, ect.), bem como, não se fazer presente no rol do art. 496 do CPC - artigo este, que arrola, de maneira taxativa, quais são os recursos previstos em nosso ordenamento jurídico.

Sendo então, o reexame encontrado no art. 475 do CPC, bem como em outras leis que possuem seus respectivos ritos processuais específicos, como a Lei da Ação Popular (Lei n. 4717/65, art. 19), Lei do Mandado de Segurança (Lei n. 1533/51, art. 12), etc.

A natureza jurídica do Reexame Necessário é de condição de eficácia de sentença.

Veja o que Didier Jr. e Cunha dizem acerca disto: "(...) o reexame necessário condiciona a eficácia da sentença à sua reapreciação pelo tribunal ao qual está vinculado o juiz que a proferiu. Enquanto não for procedida à reanálise da sentença, esta não transita em julgado, não contendo plena eficácia. Desse modo, não havendo o reexame e, consequentemente, não transitando em julgado a sentença, será incabível a ação rescisória.". [1]

Cabe o Reexame SOMENTE quando houver SENTENÇAS (não cabe quando se tratar de despachos saneadores, decisão interlocutórias, antecipação de pretensão...) e esta for CONTRÁRIA à União, Estados, DF, municípios, autarquias e fundações de Direito Público. Não haverá a aplicação deste dispositivo no caso de estar o Estado figurando como assistente simples de ente que não se caracteriza como Fazenda Pública, (sociedade de economia mista, por exemplo [ex. Banco do Brasil S/A]). Também não é cabível em ações que não excedam o valor de 60 salários mínimos da condenação e nos casos de procedência dos embargos do devedor na execução de dívida ativa, também até 60 salários mínimos, bem como quando a sentença for fundada jurisprudência do plenário do STF ou do Tribunal que for competente.

Encontramos também do 475, a condição de cabimento nos casos que forme julgadas procedentes, no todo ou em parte, os embargos à execução de dívida ativa. No entanto, o inciso II, que faz essa garantia, é omisso no que diz respeito às demais hipóteses em que há extinção da execução da dívida ativa por motivos alheios à procedência dos embargos à execução. Nesse aspecto há divergência por parte da doutrina, se será obrigatório ou não a remessa dos autos ao juízo ad quem. Enquanto uma corrente de pensamento afirma que sim, levando em consideração o texto do artigo onde expressa que é cabível nas “decisões contrárias” à Fazenda Pública, outra corrente de pensamento afirma que não, concluindo que não se trata de decisão contra a Fazenda porque seria apenas o reconhecimento judicial de que não se podia examinar a questão.

Penso que seja tudo, não me recordo de mais nada a passar assim de plano. Algo a mais, somente com uma pesquisa mais aprofundada no assunto.

Abraços!

2
Dislike0
User badge image

Ana Carolina

Não se confunde com os recursos, seja pelo fato de a lei não ter considerado como e também por não possuir as características destes.

Só faz sentido a sua manutenção em casos excepcionais, para salvaguardar o interesse público,

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes