Buscar

o que caracteriza a ação das enzimas classificadas geneticamente como oxirredutases? ²³

💡 2 Respostas

User badge image

Lara Cangussu

Essas enzimas são aquelas com a capacidade de catalisar reações de oxidação-redução. Só para lembrar, oxidação é quando uma molécula doa elétrons, e a redução é quando uma molécula ganhar elétrons. Um exemplo para essa situação pode ser a enzima glutationa redutase, onde ela reduz a glutationa oxidase em glutationa reduzida através da oxidação do NADPH proveniente do ciclo das pentoses.

3
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Oxirredutases são uma classe de enzimas que catalisam reações de oxidorredução. Oxirredutases catalisam a transferência de elétrons de uma molécula (o oxidante) para outra molécula (o redutor). As oxidorredutases catalisam reações semelhantes às seguintes, A - + B → A + B - onde A é o oxidante e B é o redutor. Oxidorecuctases podem ser oxidases ou desidrogenases.


Oxidases são enzimas envolvidas quando o oxigênio molecular atua como um receptor de hidrogênio ou elétrons. Considerando que, desidrogenases são enzimas que oxidam um substrato transferindo hidrogênio para um receptor que é NAD + / NADP +ou uma enzima flavina. Outras oxidoredutases incluem peroxidases, hidroxilases, oxigenases e redutases. As peroxidases estão localizadas nos peroxissomas e catalisam a redução do peróxido de hidrogênio.


As hidroxilases adicionam grupos hidroxila aos seus substratos. As oxigenases incorporam oxigênio do oxigênio molecular em substratos orgânicos. As redutases catalisam reduções, na maioria dos casos as redutases podem agir como oxidases. Enzimas de oxidorredutase desempenham um papel importante no metabolismo aeróbico e anaeróbico. Eles podem ser encontrados na glicólise, ciclo de TCA, fosforilação oxidativa e no metabolismo de aminoácidos.


Na glicólise, a enzima gliceraldeídos-3-fosfato desidrogenase catalisa a redução de NAD + a NADH. A fim de manter o estado re-dox da célula, este NADH deve ser re-oxidado para NAD +, que ocorre na via de fosforilação oxidativa. Moléculas NADH adicionais são geradas no ciclo TCA. O produto da glicólise, piruvato entra no ciclo TCA na forma de acetil-CoA. Durante a glicólise anaeróbica, a oxidação do NADH ocorre através da redução do piruvato em lactato. O lactato é então oxidado em piruvato nas células musculares e hepáticas, e o piruvato é ainda oxidado no ciclo TCA. 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais