Buscar

Pelo princípio da autotutela administrativa, a Administração pode revogar seus atos discricionários, independente do respeito aos direitos adquiridos?

Pergunta CESPE 2013 - TRT 10ª Região/DF e TO - Analista Judiciário/ Área Adminsitrativa. Gabarito Errado. Resposta do Livro: O princípio da autotutela, transcrito na Súmula Vinculante nº 473 do STF, prevê a possibilidade de revogação dos atos por motivo de conveniência e oportunidade. Entretanto, ela alcança apenas atos discricionários e desde que sejam resguardados os direitos adquiridos: Súmula Vinculante nº 473. A Administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que o tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitandos os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial. Mas, pela lei nº 9784 que regula o processo federal administrativo, consiguinou que o direito da Administração de anular atos administrtivos que tenham irradiado efeitos favoráveis ao destinatário decai em 5 anos, salvo se comprovada má-fé. Então a Administração não poderia anular mesmo que existam direitos adquiridos no prazo de 5 anos??? Alguém pode dar uma luz?

💡 4 Respostas

User badge image

Delicidade LB

AUTOTUTELA

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Primeiramente, deve-se entender que, em regra, atos com vicio de nulidade não geram direito adquirido. Logo, poderiam ser anulados a qualquer tempo. No entanto, por razões de segurança jurídica e estabilidade das relações sociais, o legislador optou por limitar o prazo para anulação, estabelecendo o prazo de 5 anos.

Diante do exposto, temos o seguinte cenário:

  • A regra geral é a possibilidade de anulação de quaisquer atos administrativos viciados no prazo de 5 anos.
  • Após o prazo de 5 anos, a administração só poderá anular em caso de comprovada má-fé.

 

Súmula 473/STF: A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.

-

Lei 9784/99

Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais