Buscar

Desafio a tratar um paciente que chegou a emergência intoxicado com grandes quantidades de metanol....

Certas substâncias, chamados inibidores enzimáticos, são capazes de diminuir as atividades de certas enzimas. Estes inibidores podem ser divididos em dois grupos: inibidores irreversíveis e inibidores reversíveis. Os inibidores reversíveis podem ser subdivididos em competitivos e não competitivos.

Muitos inibidores enzimáticos são utilizados para o tratamento de doenças, por exemplo, inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA), que é um fármaco contra a hipertensão. Além disso, alguns mecanismos de ação das enzimas podem ser utilizados contra a intoxicação de substâncias danosas ao organismo.

Você foi desafiado a tratar de um paciente que chegou até a emergência intoxicado com grandes quantidades de metanol. Diante dessa situação:

  1. a) Indique qual é o produto tóxico de degradação do metanol e qual é a enzima envolvida nessa reação;
  2. b) Indique que substância poderia ser usada para desintoxicação do paciente, do ponto de vista da cinética enzimática.

Explique sucintamente de que forma essa substância poderia contribuir no processo de desintoxicação.

 

💡 9 Respostas

User badge image

Marília Martins

a) A metabolização do metanol resultaria em doos produtos tóxicos, que seriam o aldeido fórmico e o ácido fórmico, na reação catalizasa pela enzima álcool hidrogenase hepática
8
Dislike0
User badge image

Marília Martins

b) Para a desintoxicação pode-se utilizar o etanol por via intravenosa, podendo ser substituido pelo 4-metilpirazol ou fomepizol que é igualmente um inibidor enzimático da desidrogenase alcoólica
6
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A intoxicação por metanol (CH3OH) pode se dar através da via inalatória, via transdérmica ou pela ingestão, sendo esta a mais comum. O composto em si não é tóxico para o ser humano, entretanto, seus produtos de degradação são altamente tóxicos.


a) A degradação do metanol gera formaldeído que em seguida é metabolizado em ácido fórmico. A primeira reação, é catalisada pela álcool desidrogenase (ADH) e a conversão de formaldeído à ácido fórmico é catalizada pela enzima formaldeído desidrogenase (FDH). O ácido fórmico é o subproduto mais tóxico e seu acúmulo leva à acidose.

Fonte: adaptado de https://www.anaesthesiamcq.com/AcidBaseBook/ab8_6a.php

b) Para evitar a formação e acúmulo de ácido fórmico, pode ser utilizado para o tratamento de desintoxicação um inibidor enzimático da desidrogenase, como por exemplo o fomepizol. O mecanismo de ação do fomepizol é competir com o metanol pela enzima ADH, impedindo a formação de ácido fórmico. Estudos sugerem que o fomezipol tem cerca de 80.000 vezes mais afinidade pela ADH que o metanol*. 


Então, resumidamente: a degradação de metanol em formaldeído é catalisada pela álcool desidrogenase (ADH) e em seguida o formaldeído é metabolizado em ácido fórmico, que é um produto altamente tóxico, pela ação da formaldeído desidrogenase (FDH). Para auxiliar na desintoxicação, um inibidor enzimático da ADH, como o fomepizol, pode ser utilizado. O mecanismo de ação é competir pela ADH com o metanol, dessa forma, evitando a produção de ácido fórmico.

* Referência: PietruszkoR: Humanliver alcohol dehydrogenase:Inhibition of methanol activity by pyrazole, 4-methylpyrazole,4-hydroxymethylpyrazoleand4-carboxypyrazole.BiochomPharmacol1975;24:1603-1607.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais