Buscar

Quais os tipos de procedimentos previstos pelo CPC, no processo de conhecimento?

💡 4 Respostas

User badge image

Mirella Bozza

as fases são dividas em 4

fase postulatória: em que o autor apresenta a petição inicial e o réu sua contestação.(as partes apresentam suas demandas)

fase ordinatória:o juíz saneia o processo e aprecia os requerimentos, assim colocando em ordem os requerimentos das partes.

fase instrutória: fase em que são produzidas as provas.

fase decisória:é a decisão que vem do juíz diante da situação exposta.

 

1
Dislike0
User badge image

Thaís de Jesus

No Processo de conhecimento ocorre a necessidade das partes de levar ao conhecimento do juiz, os fatos e fundamentos jurídicos, para que ele possa substituir por um ato seu a vontade de uma das partes.

A formação do processo de conhecimento ocorre pela propositura da demanda em juízo e vai até a sentença.

No processo temos uma sucessão ordenada de atos dentro de modelos previstos em lei que são os procedimentos, também chamados de ritos. O procedimento é o modo próprio de desenvolvimento do processo, conforme a exigência de cada caso.

O rito pode ser; Ordinário: (A partir do artigo 282 do Código de Processo Civil) Quando forem demandas complexas que versam sobre valores acima de sessenta salários mínimos; Sumário: (Regido pelo artigo. 275 do CPC). Atinge as causas que não excederem a 60 vezes o valor do salário mínimo, ou independente do valor, que verse sobre parceria, arrendamento, danos causados em acidente de veículo, entre outros; Sumaríssimo: (É previsto no artigo 852, alínea a, e seguintes da Consolidação das Leis do Trabalho) Versa normalmente sobre matérias não complexas. Para se enquadrar neste rito é necessário que o valor da demanda não exceda a 40 vezes o valor do salário mínimo.

0
Dislike0
User badge image

contato03 Lux Fios

Processo é instrumento usado para tornar efetivo um direito material. O direito materIal gera direitos e obrigações, mas não se efetiva sozinho por isso há uma relação de instrumentalidade (complementaridade) o direto material e o direito processual. É método pelo qual se opera a jurisdição, com isso, é meio para acionar o Poder Judiciário, com vistas à composição de litígios.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais