Buscar

2. Qual a importância da redução do piruvato a lactato para o funcionamento da via glicolítica em anaerobiose?

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

Em condicoes aerobias o piruvato é o produto da glicolise ( quebra da glicose ) e o NADH é reoxidado a NAD+ pelo O2 . Porem, em condicoes anaerobias , o NADH gerado pela glicolise nao pode ser reoxidado pelo O2 e precisa ser reoxidado pelo piruvato e este se torna lactato. A reducao do piruvato é catalisada pela desidrogenase lactica. Dai se tem nocao da importancia do piruvato
5
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Glicólise anaeróbica é uma condição de glicólise onde duas moléculas de ATP são formadas a cada molécula de glicose transformada em lactato, e é caracterizada pela ausência de oxigênio.


É a primeira rota metabólica da glicose e outras hexoses. Com exceção dos vírus, todos os seres vivos realizam a glicólise seja em condições de aerobiose ou de anaerobiose, utilizando enzimas glicolíticas do citoplasma.


Na fermentação do ácido lático, a enzima lactato desidrogenase usa NADH para reduzir piruvato a lactato, regenerando NAD+.


Assim, podemos dizer que  a importância da redução do piruvato a lactato para o funcionamento da via glicolítica em anaerobiose é a recuperação de NAD+.

2
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais