Buscar

O servidor público aposentado “A” ingressou com uma ação requerendo a extensão de um benefício sob a alegação que o seu preterimento (a não extensão)

💡 9 Respostas

User badge image

Gigliola

Sugestão de resposta: A decisão de juízo de primeiro grau não tem força vinculante, isto é, não tem efeito erga omnes. Logo, o tribunal não poderá acolher o pedido de B, unicamente sob o dito fundamento de vinculação de julgamento. Poderá, no entanto, o pedido de B, utilizar-se da decisão prolatada em favor de A, remetendo-se ao princípio da isonomia, que tem natureza constitucional e, com esse argumento jurídico, provocar o tribunal a conceder-lhe o benefício que postula, para não destoar da decisão que deferiu o benefício ao jurisdicionado A.

5
Dislike1
User badge image

Estudante PD

caso concreto Constitucional avançado: Resposta: Não,pois o controle de constitucionalidade realizado no caso de A ,foi feito de modo incidental em razão disso os efeitos subjetivo dessa decisão são interpartes por tanto não a possibilidade de que essa decisão alcance um processo onde foi discutido o caso B.
3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais