Buscar

O que significa o platô no potencial de ação do músculo cardíaco?

💡 2 Respostas

User badge image

Isabella Galvão

o platô é uma despolarização mantida, por pelo menos 100 vezes o tempo de um potencial de ação em um nervo ou músculo estriado esquelético e se deve a abertura específica de canais de cálcio voltagem-dependentes. Estes canais estão presentes em grande quantidade na membrana das células cardíacas. Como uma quantidade maior de cátions penetra a célula, a despolarização da célula pode ser mantida por um tempo maior. Este tempo maior é o suficiente para que todas as células (graças aos discos intercalares) se despolarizem praticamente de forma simultânea e se contraiam, determinando a sístole cardíaca. Ao mesmo tempo graças a esta despolarização mantida, quando findo o potencial de ação todas as células se repolarização permitindo o tempo adequado para a diástole cardíaca, ou relaxamento. A diástole é importante para que as cavidades do coração sejam preenchidas por sangue para que no próximo batimento a sístole (contração) seja efetiva em ejetar sangue dentro das artérias.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A célula muscular (e outras) geralmente está polarizada, devida à diferença na concentração de cargas eléctricas entre os 2 lados da membrana celular, isto é, entre os meios intra e extracelular. Os eletrólitos que contribuem para este gradiente elétrico são:

Potássio: sua concentração é 30 a 50 vezes maior no interior da célula em repouso.
Sódio: sua concentração é 10 vezes maior fora da célula
Cálcio: a concentração é maior fora da célula



Devido às características da membrana celular, estes iões só atravessam a membrana através dos canais iónicos (sistemas de proteínas que atravessam a membrana e que permitem a passagem de outras substâncias, como iões). Os canais iónicos são específicos para cada tipo de iões.


O platô é causado por três condições que ocorrem nas células musculares cardíacas, mas não nos nervos nervos nas fibras musculares esqueléticas:

1- A permeabilidade ao potássio diminui
2- A permeabilidade ao ainda se mantém elevada, em vez de retornar a sua baixa condição de repouso
3- O mais importante, a permeabilidade ao cálcio aumenta


É durante esse platô que os íons de cálcio do líquido extracelular fluem para o interior das células através dos canais lentos de cálcio. O platô termina quando a permeabilidade das células ao potássio aumenta.


A diferença mais óbvia entre o potencial entre uma célula do nódulo AS e uma célula ventricular é que a fase de platô do potencial de ação do nódulo AS é mais curta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais