Buscar

explique a relaçao direta entre pedido e setença

💡 3 Respostas

User badge image

Claudio Cenamo

https://drive.google.com/drive/folders/0B74y2ZgTU6McWGVHY0l3dXVKZWM

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

A relação direta em suma é: O pedido que segundo os artigos 322 e 324 CC deverá ser certo e determinado deverá ser analisado pelo julgador e segundo o princípio da congruência ou da adstrição que está pautado nos artigos 141 e 492 CPC a sentença deve ser delimitada de acordo com o pedido feito na inicial, o juiz não pode deferir outro pedido ou pedido superior ao que foi demandado nos termos do artigo 319 CPC. Isso é a regra geral, porém a casos de pedidos implícitos que mesmo o autor não postulando-os em sua petição inicial, o juiz vai condenar o réu a pagar como por exemplo, no artigo 322 §1° CPC que dispõe sobre os juros legais como também honorários advocatícios.
0
Dislike0
User badge image

Paduan Seta Advocacia

A relação entre pedido e sentença está prevista no artigo 492 do Código de Processo Civil. O juiz não poderá proferir sentença que decida algo diverso do que foi pedido:

Art. 492. É vedado ao juiz proferir decisão de natureza diversa da pedida, bem como condenar a parte em quantidade superior ou em objeto diverso do que lhe foi demandado.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais