Buscar

Qual a diferença entre "Valor insignificante" e "Pequeno Valor" ?

💡 2 Respostas

User badge image

Luana Ferrari

Se a coisa furtada for caracterizada por ser insignificante restará desconfigurada a tipicidade formal, ao passo que, em se tratando de coisa de pequeno valor, a conduta poderá ser enquadrada no tipo penal do furto privilegiado. 

Não é tarefa simples identificar essas categorias perante o caso concreto, pois não há um critério puramente objetivo.

Coisa de pequeno valor, no entendimento majoritário, é aquela que não ultrapassa um salário mínimo. Já a coisa de valor insignificante, por sua vez, deve ser inexpressiva, nao tendo como parâmetro tão somente o valor da coisa furtiva, devendo ser analisadas as circunstâncias do fato e o reflexo da conduta do agente no âmbito da sociedade, para decidir-se sobre seu efetivo enquadramento na hipótese de crime de bagatela.

Só se procederá à análise dos requisitos do § 2º do art. 155 após se verificar que a coisa subtraída não se encaixa nos ditames do princípio da insignificância. Assim, a baliza ocorre quando o julgamento acerca da insignificância resulta negativo.

Referido artigo, ao se referir ao pequeno valor da coisa furtada, disciplina critério de fixação da pena e não de exclusão da tipicidade, quando se tratar de furto simples.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

A diferença é que quando é reconhecido o valor insignificante é possível a aplicação do princípio da insignificância e assim ocasiona a falta de tipicidade material não sendo crime  a conduta cometida. Já quando há um pequeno valor o fato é típico, ilícito e culpável, porém, merece menor reprovação penal, desse modo, a legislação pode prever uma diminuição de pena, substituição da pena privativa de liberdade e outros benefícios como, por exemplo, no crime de furto no artigo 155 §2º do Código Penal que dispõe:

 Furto

        Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel:

        Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

        § 2º - Se o criminoso é primário, e é de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de reclusão pela de detenção, diminuí-la de um a dois terços, ou aplicar somente a pena de multa.

Há autores que em suas obras mencionam que o pequeno valor gira em torno de 1 salário mínimo e o valor insignificante seria em torno de 1/10 do salário mínimo. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais