Buscar

explique o processamento do rnam.

💡 1 Resposta

User badge image

Melina Alves

Em eucariotos, o gene apresenta regiões codificantes denominadas éxons e regiões não codificantes chamadas de introns. Para a produção de uma proteína funcional, é necessário que ocorra a remoção dos introns e a junção dos éxons. Para tanto, é necessária uma etapa de processamento do RNA chamada de Splicing, na qual ocorrerá a remoção das porções não codificantes do gene e união das porções codificantes. Com esse processo, um mesmo gene poderá apresentar diferentes tipos de mRMA, isso se chama processamento alternativo, que dará origem a diferentes proteínas em diferentes células. Além do splicing, o mRNA precisa ser marcado para que saia do núcleo da célula e seja traduzido no citoplasma celular. Para isso é adicionado um CAP de guanosina metilada na posição 5', que impede a degradação dessa porção, e a adição de uma cauda poli adenina na região 3', que atua retardando a degradação do mRNA.

Em procariotos a transcrição e tradução ocorre simultaneamente, além disso, genes eucariotos não possuem introns, o que torna desnecessário todas as etapas citadas acima, portanto esses processos só ocorrem em eucariotos. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais