Buscar

Alguem tem as respostas dessa avaliação virtual 1 de serviço social 1 semestre?

1)

Existem muitas dúvidas acerca dos objetivos da disciplina de metodologia científica, como por exemplo: do que se trata? Qual a função? Pode contribuir com o processo de ensino-aprendizagem? Na realidade, muitas indagações como esta acompanham a trajetória acadêmica de muitos alunos. Neste sentido, buscar-se-á problematizar os tipos de conhecimento, as diferentes formas de pesquisa, as regras de publicação de modo que os alunos possam desenvolver uma certa autonomia de construção do trabalho cientifico.

 

Sobre os aspectos apresentados acima, leia as afirmativas abaixo, identifique o que for verdadeiro e falso, e assinale a correta:

 

( ) Ao longo da história da humanidade, diferentes formas de conhecimento foram elaboradas de modo que fosse possível compreender e explicar os fenômenos sociais e naturais.

( ) Os alunos necessitam de orientação metodológica para que consigam desenvolver os trabalhos científicos pautado na coerência argumentativa, na crítica e na autenticidade.

( ) Entre todos os tipos de conhecimento produzidos pela humanidade, o saber místico e comum (popular) são importantes mecanismos de apreensão – em profundidade – da vida social.

( ) O saber cientifico contribui para que os indivíduos se libertem do senso comum afim de instrumentalizar a sua trajetória acadêmica e profissional.


Alternativas:

  • a)

    V, F, F, V.

  • b)

    V, V, F, V.

  • c)

    F, F, V, F.

  • d)

    F, V, F, V.

  • e)

    F, F, F, V. 

2)

No cotidiano, tanto acadêmico quanto profissional, você irá se deparar com diferentes situações problemas que serão exigidos soluções. Para que consiga sucesso, independente das condições que lhe forem ofertadas, você pode utilizar algumas estratégias mentais para instrumentalizar suas ações.

 

Para contribuir com nossa reflexão leia o texto abaixo:

"Trata-se da capacidade de pensar sobre as estratégias que utilizamos para resolução dos problemas. Quando nos habituamos a analisar nossos próprios processos de escolha, passamos a identificar como fizemos isso".

Fonte: Unidade 1. Web aula 1. p.21.

 

 

Leia as afirmativas abaixo e assinale a correta:


Alternativas:

  • a)

    As estratégias mentais utilizadas para resolver as situações problemas são definidas como auto regulação cognitiva.

  • b)

    A capacidade de concentração e análise são as estratégias mentais utilizadas para resolver as situações problemas. 

  • c)

    As estratégias mentais definidas como metacognição contribuem para resolver as situações problemas que possam aparecer.

  • d)

    A capacidade de leitura e síntese são estratégias mentais utilizadas para resolver as situações problemas. 

  • e)

    A capacidade de diálogo e de se relacionar com o outro são estratégias significativas para resolver as situações problemas que possam aparecer. 

3)

Um debate importante no cenário acadêmico científico é sobre o objetivo do conhecimento: para que servem tantas pesquisas, independente da área do conhecimento (humana, exata, biológica ou linguística), uma vez que "é importante assinalar que o espírito científico, é uma prática que, embora precise ser conhecida e analisada, precisa ser exercitada" (Unidade 2. Web Aula 1, p.10).

( ) O conhecimento científico só faz sentido de ser produzido se tiver um fim prático, ou seja, o conhecimento deve instrumentalizar a vida social.

( ) O conhecimento científico é desenvolvido nos institutos de pesquisa com o objetivo de valorizar os pesquisadores envolvidos.

( ) Para os pesquisadores dos centros acadêmicos a produção do conhecimento contribui para apenas para aumentar o capital cultural.

 

De acordo com o assunto tratado no texto de introdução, leia as afirmativas acima e identifique o que é verdadeiro ou falso e, por fim, assinale a alternativa correta. 


Alternativas:

  • a)

    V, V, F.

  • b)

    V, F, F. 

  • c)

    V, F, V.

  • d)

    F, F, V.

  • e)

    F, V, F.

4)

Paulo Freire, educador brasileiro, ao problematizar a relação entre saber sistematizado e senso comum defende a necessidade de se olhar para o senso comum como um conhecimento que deve ser superado e não rompido; explica que é a partir destes saberes do cotidiano que contribuem para o desenvolvimento do saber sistematizado, segundo suas falas, seria a passagem do saber ingênuo para o saber crítico (respectivamente).

 

Sobre o debate entre senso comum – ciências, saber ingênuo – saber crítico leia as alternativas abaixo e assinale a correta:

 

I – O saber do senso comum é desenvolvido na coletividade, no cotidiano do homem simples, portanto não deve ser negado, mas sim entendido como uma forma de olhar o mundo que se difere do saber cientifico.

II – A ciência promove o entendimento dos aspectos da vida social e permite que os indivíduos se libertem, sejam autônomos de pensamento e críticos.

III – A ciência é superior ao senso comum pois é um tipo de conhecimento produzido por acadêmicos e pesquisadores. 


Alternativas:

  • a)

    I e III estão corretas.

  • b)

    Somente a I está correta.

  • c)

    II e III estão corretas.

  • d)

    Somente a III está correta.

  • e)

    I e II estão corretas.

5)

Analise o exemplo abaixo:

 

Nos finais de semana, a casa da Sueli (uma senhora de 78 anos) fica cheia; todos os filhos e os netos vão visitá-la. A casa é grande, tem um lindo pomar e uma horta cheia de temperos e plantas medicinais que ela utiliza para sanar os problemas de saúde mais imediatos, como alguns tipos de dores. Em um destes dias, a neta mais nova teve um mal-estar seguido por dores fortes no estômago e, sem hesitar Sueli foi ao quintal e colheu algumas plantas, fez um chá e ofereceu à neta como forma de amenizar as dores.

Vamos pensar sobre o exemplo: Sueli não era especialista em medicina ou biologia, mas sabia que a combinação das plantas poderia ajudar a neta; seu conhecimento veio das gerações passadas (sua mãe, avó, bisavó) que tinham a mesma prática.

 

Leia as alternativas abaixo e assinale a correta.


Alternativas:

  • a)

    O conhecimento que caracteriza a ação de Sueli é fundamentado nos saberes filosóficos que herdou da sua família, pois independente de saber os princípios ativos das plantas ela tinha a convicção de que funcionaria. 

  • b)

    Sueli orientou sua ação pelos saberes místicos que adquiriu na família, pois as plantas que utilizou tinham poderes místicos de cura.

  • c)

    Sueli, pautada no saber do senso comum orientou sua ação sem precisar consultar livros ou médicos, afinal foram conhecimentos que suas encentrais passaram e ela tinha certeza que resolveria. 

  • d)

    O conhecimento científico orientou as ações de Sueli, afinal, antes de ofertar o chá à neta ela desenvolveu uma pesquisa em profundidade sobre as plantas, utilizando a razão, a lógica.

  • e)

    Sueli foi norteada pelo conhecimento filosófico que herdou de suas ancestrais; o seu conhecimento sobre a combinação das plantas para a realização do chá foi pautado na lógica, na razão e na pesquisa em profundidade. 

💡 2 Respostas

User badge image

Nilvania amaral

1_b 2_c 3_b 4_e 5_c
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais