Buscar

OLA PESSOAL BOA NOITE, GOSTARIA DE SABER SE ALGUEM TEM ALGUM MATERIAL FALANDO SOBRE "A MESTIÇAGEM NO BRASIL"

💡 3 Respostas

User badge image

fred gonsalvez

http://nacaomestica.org/blog4/?p=2252

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

É devido à miscigenação no Brasil que é possível dizer que nosso país possui uma identidade cultural muito variada. A cultura brasileira possui uma grande variedade e isso se dá por conta da miscigenação. A seguir você verá o que é a miscigenação e como ela aconteceu em nosso país.


A miscigenação é o cruzamento de raças humanas diferentes. Esse processo também é conhecido como mestiçagem ou caldeamento, pode-se afirmar que ele é uma evolução do homem. O mestiço é o indivíduo que nasce de pais de raças diferentes, ou seja, que apresentam constituições genéticas diferentes.

Atualmente não existe nenhum grupo humano racialmente puro, pois as populações contemporâneas são o resultado de um longo processo de miscigenação que variou com o passar do tempo.


Quando falamos da história do Brasil é impossível não falar da miscigenação. Os ancestrais indígenas do Brasil caracterizavam-se mais pela diversidade do que pela homogeneidade, já os portugueses vinham de um processo de mestiçagem secular e variado. Deste processo podemos destacar as contribuições dos fenícios, gregos, romanos, judeus, árabes, visigodos, mouros, celtas e escravos africanos.

Em aproximadamente 15 gerações, do século XVI ao XVIII, foi formada a estrutura genética da população brasileira, a partir da mistura entre: africanos, portugueses e índios. Essa mistura deu origem a três tipos fundamentais de mestiços:

Os mulatos, que eram mestiços de negros e brancos. Eles construíram a economia litorânea do Brasil, e também o desenvolvimento de sua vida urbana.

Os caboclos ou mamelucos, como são conhecidos, eram mestiços de brancos e índios. Eles povoaram o interior e seguiram em direção ao oeste.

Os cafuzos, que eram mestiços de índios e negros. Eram uma minoria e povoaram algumas partes das regiões Norte e Nordeste.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais