O que são ações autônomas de impugnação?
Qual a diferença deste instituto para os recursos
6 resposta(s)
Rodrigo Silva
Há mais de um mês
As ações autônomas de impugnação são ações desconstitutivas negativas, ou seja, é uma nova ação que busca a desconstituição de uma decisão já prolatada em outra ação, ou eventualmente, reformar essa decisão.
A diferença de uma ação autônoma de impugnação e um recurso está no fato de que a ação autônoma poderá seguir um novo procedimento, a depender da ação utilizada, terá nova numeração, poderá mudar a competência, mostrando-se uma, como o próprio nome já diz, ação autônoma daquela que se pretende desconstituir a decisão, enquanto o recurso é apenas uma "continuação" do processo após a decisão que se pretende reformar ou desconstituir.
Por fim, outra diferença que vale salientar é que o recurso deve ocorrer antes do trânsito em julgado da decisão, enquanto para a ação autônoma de impugnação o trânsito em julgado não tem o poder de obstar seu ajuizamento, como por exemplo a ação rescisória.
Jaider Freire
Há mais de um mês
As Ações Autonômas de Impugnação geram um novo processo, diferente dos recursos. O prazo de uma ação Recisória por exemplo é de até dois anos após o trãnsito em julgado da decisão judicial.

fabiano
Há mais de um mês
Vlw garoto!