Buscar

Alguém poderia resumir o desenvolvimento embrionário do coração?

💡 3 Respostas

User badge image

Gabriella Oliveira

Desenvolvimento embrionário do coração

Durante o desenvolvimento embrionário, o futuro coração é um simples tubo pulsátil que recebe o sangue das veias por sua extremidade posterior e o bombeia para o sistema arterial através de sua extremidade anterior. No início, o coração deve responder as necessidades de desenvolvimento do embrião e ainda ser capaz de funcionar sob as mais variadas situações que se seguem logo após o nascimento.

Para realizar estas funções, o coração tubular se desenvolve em um órgão com quatro câmaras providas de válvulas e separadas por uma linha mediana. Todas estas alterações ocorrem sem a interrupção na distribuição do sangue para o embrião. Durante a quinta semana de vida intrauterina, tornam-se evidentes as mudanças e o rápido crescimento e desenvolvimento do coração, evoluindo para uma estrutura em forma de S.

Com o desenvolvimento contínuo, o vaso anterior que conduz o sangue para o exterior do coração, se divide em dois, o futuro tronco pulmonar, que realizará a irrigação pulmonar, e a aorta, que fornecerá sangue aos vasos que suprem o restante do corpo. Ao mesmo tempo um septo mediano se desenvolverá no interior do coração e quando completa, este septo irá separar o fluxo sanguíneo através do coração em dois canais, o sangue de um lado passa pelo tronco pulmonar, dirigindo-se aos pulmões e o sangue do outro lado do septo é levado em direção a aorta e dessa para o restante do corpo.

Aproximadamente por volta da sétima semana de vida intrauterina, o coração é dividido nas quatro câmaras que permanecerão até a fase adulta, ou seja, dois átrios e dois ventrículos. Por meio das mudanças, incluindo o desenvolvimento de novos segmentos em algumas veias e a degeneração de porções de outras veias, os vasos que penetram na região posterior do coração desenvolvem-se em veia cava superior e veia cava inferior, que irão trazer todo o sangue venoso do corpo para o coração.
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes