Buscar

Alguém poderia resumir o desenvolvimento embrionário do coração?

💡 3 Respostas

User badge image

Gabriella Oliveira

Desenvolvimento embrionário do coração

Durante o desenvolvimento embrionário, o futuro coração é um simples tubo pulsátil que recebe o sangue das veias por sua extremidade posterior e o bombeia para o sistema arterial através de sua extremidade anterior. No início, o coração deve responder as necessidades de desenvolvimento do embrião e ainda ser capaz de funcionar sob as mais variadas situações que se seguem logo após o nascimento.

Para realizar estas funções, o coração tubular se desenvolve em um órgão com quatro câmaras providas de válvulas e separadas por uma linha mediana. Todas estas alterações ocorrem sem a interrupção na distribuição do sangue para o embrião. Durante a quinta semana de vida intrauterina, tornam-se evidentes as mudanças e o rápido crescimento e desenvolvimento do coração, evoluindo para uma estrutura em forma de S.

Com o desenvolvimento contínuo, o vaso anterior que conduz o sangue para o exterior do coração, se divide em dois, o futuro tronco pulmonar, que realizará a irrigação pulmonar, e a aorta, que fornecerá sangue aos vasos que suprem o restante do corpo. Ao mesmo tempo um septo mediano se desenvolverá no interior do coração e quando completa, este septo irá separar o fluxo sanguíneo através do coração em dois canais, o sangue de um lado passa pelo tronco pulmonar, dirigindo-se aos pulmões e o sangue do outro lado do septo é levado em direção a aorta e dessa para o restante do corpo.

Aproximadamente por volta da sétima semana de vida intrauterina, o coração é dividido nas quatro câmaras que permanecerão até a fase adulta, ou seja, dois átrios e dois ventrículos. Por meio das mudanças, incluindo o desenvolvimento de novos segmentos em algumas veias e a degeneração de porções de outras veias, os vasos que penetram na região posterior do coração desenvolvem-se em veia cava superior e veia cava inferior, que irão trazer todo o sangue venoso do corpo para o coração.
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais