como diferenciar
Passei Direto
Dentre os assuntos relacionados aos contratos de locação não residencial está a questão da cobrança de luvas, tema esse que é intimamente ligado aos conceitos de estabelecimento empresarial e ponto comercial.
Nos termos do art. 1.142 do Código Civil, o estabelecimento comercial é todo o complexo de bens organizado para exercício da empresa, seja por empresário, seja por sociedade empresária, sem o qual não é possível exercer a atividade empresarial.
Art. 1142 - Considera-se estabelecimento todo complexo de bens organizado, para exercício da empresa, por empresário, ou por sociedade empresária.
É, portanto, um conjunto de meios destinados ao exercício da atividade comercial, que constitui uma universalidade de fato, pois é composto pela reunião de bens, não decorrente de determinação legal, mas sim de vontade do seu titular.
Os bens que constituem o estabelecimento comercial podem ser corpóreos ou incorpóreos.
Neste contexto, tudo aquilo que o empresário ou a sociedade empresária utiliza para exercer a sua atividade comercial, como os imóveis, os computadores, os móveis, o estoque, as ferramentas, as marcas, os sinais distintivos, os empregados, e etc., faz parte do estabelecimento comercial.
Em sendo o estabelecimento comercial um conjunto de coisas materiais e imateriais, logo este é considerado um valor, um bem, um patrimônio, que integra a propriedade de outro ente, a empresa ou o empresário.
Dependendo do tipo de atividade empresarial a ser exercida pelo empresário ou pela sociedade empresária, o local em que o estabelecimento empresarial está localizado é de suma importância. Este local é chamado de ponto comercial ou de propriedade comercial.
Em razão da importância do ponto comercial para a atividade empresarial, este goza de tutela jurídica específica
André Luis Albino de Moraes Marques
O ponto comercial é a localização onde é efetivamente realizada o caráter profissional (habitual) do empresário, em outras palavras, o local do empreendimento.
O estabelecimento empresarial, é o complexo de bens utilizados para o exercício da atividade da empresa.
O ponto comercial compreende-se fazendo parte do estabelecimento empresarial, assim como os bens que ali estão situados.
Ex: O computador usado para o exercício da empresa, é parte do estabelecimento empresarial.
Paula Karine
Vê esse arquivo aí Kate, ótimo pra vc tirar suas dúvidas.
http://www.passeidireto.com/arquivo/1860303/direito-empresarial-estabelecimento
Maycon Bittencourt
ponto é onde vai a clientela. Estabelecimento é onde sua empresa se estabelece
Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.
Fundamentos de Direito Empresarial e Tributário
•UNICASTELO
Vanessa Laudelino Flores
Compartilhar