Buscar

DIREITO INTERNACIONAL

Considerando as peculiaridades atinentes ao processo de internalização de tratados internacionais, é possível que o Poder Legislativo, ao exercer o poder reformador, tenha que observar texto legal fisicamente localizado fora da Constituição Federal? 

💡 2 Respostas

User badge image

Valentin Ferreira

Os tratados internacionais são incorporados ao ordenamento normativo positista brasileiro através de Decretos Presidenciais. Logo, não há necessida de busca externa de tratado internacionais ratificados pelo Estado brasileiro.

1
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

Quando se trata de um tratado internacional que passou a ser equivalente a emenda constitucional, pois versa sobre Direitos Humanos (art. 5º, §3º da Constituição Federal), ele são considerados como cláusulas pétreas (art. 60, §4º, IV da Constituição Federal), logo não são passíveis de reforma. Para além disso, há o chamado princípio da vedação do retrocesso que impede que direitos fundamentais de carater social sejam desconstituídos ou reduzidos. Portanto, não é possível que o Poder Reformador incida de modo a modificar tratados internacionais que versam sobre direitos humanos. Para além disso, pode-se dizer que ainda que esses tratados não estejam localizados fisicamente no texto constitucional, eles compõe o chamado bloco de constitucionalidade e possuem, portanto, prerrogativas constitucionais que dificultam ou vedam a alteração do texto (clásulas pétreas, quorum específicos para votações, etc..).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais