Buscar

Na granulometria o MF das duas amostras pode ser diferente?

Se sim, qual o erro permitido? Não tô achando isso na NM 248. Se tiver falando disso em alguma outra norma e alguém souber... :)

💡 4 Respostas

User badge image

Adijailton Jose de Souza

o IDEAL É VOCÊ PADRONIZAR AS MASSAS DE SUAS AMOSTRAS!!!

0
Dislike0
User badge image

Andre Souza

Você só deve usar uma amostra, só que ela deve ser retiradas de vários pontos, depois repartida em quatro partes até obter a massa necessária para o ensaio (varia com o aspecto visual da amostra).

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Módulo de finura é a soma das porcentagens retidas acumuladas em massa de um agregado, nas peneiras série normal, dividida por 100.


Para cada uma das amostras do ensaio deve-se, antes de realizar o cálculo do módulo de finura, calcular a porcentagem retida, em massa, em cada peneira, com aproximação de 0,1%. As amostras devem apresentar necessariamente a mesma dimensão máxima característica e, nas demais peneiras, os valores de porcentagem retida individualmente não devem diferir mais de 4% entre si.


Caso isto ocorra, repetir o peneiramento para outras amostras de ensaio até atender a esta exigência. Caso os critérios sejam atendidos, calcula-se o módulo de finura (no caso, o erro máximo permitido é limitado por estes critérios).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes