Buscar

Ações possessórias.

Alguém poderia me ajudar com essa questão? O gabarito indica que é cabivel ação de reintegração de posse. Gostaria de saber a razão pela qual não é cabivel a ação reivindicatória já que Manuel é proprietário. 

 

Manuel emprestou para o seu primo Ricardo sua casa de veraneio na cidade de São Roque/SP para passar um período de 06 meses, tendo em vista as dificuldades financeiras que estava enfrentando. Ao término do período, Manuel notificou Ricardo para deixar o imóvel, mas o primo continua lá residindo. Todas as tentativas amigáveis para resolver a situação foram infrutíferas. Há 14 meses Ricardo reside na casa de Manuel, sem nada pagar e se recusando a deixar o imóvel. Por esse motivo, Manuel pretende ajuizar ação possessória para reaver o bem.
Pergunta-se:
a) Qual ação possessória é cabível no caso?
b) Qual procedimento será adotado na referida demanda?

 

💡 4 Respostas

User badge image

Estudante PD

quando estudamos a posse vimos suas caracteristicas; justa, precaria, etc...e tambem que o possuidor é o que estar juntos ou com a coisa, nesse caso ricardo é o possuidor direto , pois está morando na coisa que é o imovel, de forma que possui permissão do prorietario que é manuel, possuidor indiretol, quando ele perde a permissão de morar na coisa, nasce o direito de reaver a coisa. lembrando que as possessorias são interdito proibitorio quando há ameaça de perda da posse (ameaça), manutencão de posse, quando há perda parcial da posse(turbação) e reintegração da posse quando a perca total da posse, (esbulho) ocorre que como manuel perdeu totalmente a posse ficou claro a possessoria cabivel, o problema foi quando na questão citou-se que ele já estava lá a 14 meses que são maiores que 1 ano e um dia... ocorre que o tempo começará a contar a partir do momento que ricardo perdeu a anuencia de manuel, desta forma passou-se apenas 8 mese do esbulho disso, a ação cabivel sera a reitegração da posse, ...e a ação reivindicatoria que tem natureza petitoria não é cabivel por a posse não ultrapassar um ano e um dia.

2
Dislike0
User badge image

Estudante PD

desculpe, li só depois a letra b, o rito cabivel é o especial das possessorias, do art. 554  e 560 do CPC/15, rito proprio, especial ou especifico.

espero que tenha ajudado

1
Dislike0
User badge image

Nayara Américo

Obrigada Thiago Marques.

De fato Ricardo é o possuidor direto do imóvel e sua posse se tornou precária a partir do momento em que transcorreu o período de 6 meses que seu primo havia lhe concedido, momento em que nasce o seu direito de reaver a coisa (previsto como um dos poderes da propriedade do art. 1.228, CC). O que eu não consigo entender é que nas ações possessorias se discute quem tem a melhor posse e não a propriedade, e no caso Manuel não tem a posse. A não ser que a questão discuta a posse indireta de Manuel e a posse direta de Ricardo; seria isso? (só agora me atentei para a questão da posse indireta). 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais