Buscar

Doença de Huntington

o que é? clínica e geneticamente quais características que cada indivíduo desenvolve (sinais e sintomas) relação genética: qual lei de Mendel

💡 14 Respostas

User badge image

Maria Luíza

é uma alteração cromossomica

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A doença de Huntington trata-se de uma doença hereditária, descrita pelo médico norte-americano George Huntington no ano de 1872, que caracteriza-se por causar a degeneração progressiva de células nervosas do cérebro.

Após mais de cem anos do primeiro caso da doença, mais precisamente no ano de 1993, descobriu-se que o gene causador da doença localizava-se no cromossomo 4. Tal deficiência genético faz com que uma parte do DNA, denominada de CAG, exista mais vezes do que deveria. Mais precisamente, o CAG deveria se repetir de 10 a 28 vezes, porém em pessoas com a doença, o CAG se repete de 36 a 120 vezes.

Ademais, vale ressaltar que a doença de Huntington é um distúrbio dominante autossômico, ou seja, somente uma cópia do gene defeituoso basta para que a doença ocorra.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais