Buscar

como resolver -X-Y=10

porque eu não encontrei nenhuma resposta

💡 1 Resposta

User badge image

Jose Carlos

Caro amigo, boa tarde! :)

Essa equação possui duas variáveis: x e y. Para resolver numericamente, ou seja, encontrar valores para essas duas variáveis que atendam essa condição, seriam necessárias também duas equações. Sempre o número de equações deve ser igual ou maior ao numero de variáveis para que estas possam ser resolvidas através de redução, por exemplo. E mais do que isso, a segunda equação que está faltando, nesse caso, também, não pode ser múltipla da primeira.

Por exemplo, se além dessa, você também tivesse a equação " -5x -5y = 50 ", essa não seria útil em nada, pois é a primeira equação multiplicada por 5. Mas, se ao invés dessa você tivesse esta outra: " 3x-2y = 90 ", daí sim, com estas duas, você consegue extrair o valor de x em função de y na primeira, e substituir na segunda, ou vice-versa, e encontraria valor numérico para ambas variáveis, e problema resolvido.

Mas, no seu caso, apenas com uma equação, o que dá pra fazer é organizar um pouco melhor, por exemplo passando o x para o outro lado da igualdade, e ficaria assim:

(x = -y +10)   ==> ou se preferir,   ( x = 10 - y).

Todos os valores de x e y que atendem esta equação são solução dela. Pode perceber que dá para montar uma tabela e um gráfico com alguns pontos que atendem à equação. E, assim, terá uma linha reta. Não é surpresa. Preste atenção que o formato da equação (linear) é exatamente a fórmula de equação de uma reta.

Espero ter ajudado!

Grande abraço !

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais