Buscar

Explique a relação entre moléculas de MHC e a rejeição de transplantes

💡 3 Respostas

User badge image

RD Resoluções

As moléculas de MHC são pequenas glicoproteínas que são apresentadas na superfície celular. Eles são a única molécula capaz de apresentar um antígeno a uma célula T. As moléculas de MHC são os antígenos que desempenham um papel principal na rejeição de transplantes. Como as moléculas do MHC são específicas do indivíduo, quando transplantamos órgãos, o sistema imunológico vê esse antígeno e o reconhece como não- próprio.


A resposta de rejeição ao tecido enxertado é causada por moléculas da superfície celular que induzem um estímulo antigênico. Uma ampla variedade de antígenos de transplante foi descrita, incluindo as moléculas de MHC, antígenos de histocompatibilidade menores, antígenos do grupo sanguíneo ABO e antígenos de monócitos / células endoteliais. Os antígenos de histocompatibilidade menores são peptídeos processados ​​derivados de antígenos celulares que são apresentados por moléculas de MHC, mas não são derivados do MHC.


A compatibilidade com ABO é de muito menor importância do que a compatibilidade com o MHC na sobrevivência do enxerto. No entanto, a incompatibilidade ABO pode resultar em rejeição hiperaguda de enxertos primariamente vascularizados, como rim e coração.  Como mencionamos anteriormente, o principal alvo da resposta imune do transplante são as moléculas de MHC expressas na superfície das células do doador.

2
Dislike0
User badge image

João Pedro Calegari

A rejeição dos transplantes se dá principalmente pelo não reconhecimento pelos LTCD8 dos MHC-I presente na membrana das células transplantadas. Uma vez não reconhecido como próprio, o Linfócito T Citotóxico reconhece como antígeno esse MHC de classe I e provove a destruição dessas células.

0
Dislike0
User badge image

Gabriela Lepore

A rejeição de transplantes se deve basicamente pela não compatibilidade do MHC do doador e do receptor do órgão. O MHC não compatível expressa o órgão como um corpo estranho, produzindo uma resposta imunológica vinda dos linfócitos T para combater o mesmo. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais