Buscar

Brinquedos fora da lixeira

Prévia do material em texto

Priscylla Barbosa de Abreu Costa
RA 1503487
Polo Contagem
2017.
Brinquedos fora da lixeira
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Desenvolvimento do projeto
2.1 Tema
2.2 Justificativa
2.3 Situação-problema
2.4 Justificativa
2.5 Embasamento teórico
2.6 Percurso metodológico
2.7 Recursos, cronograma de atividades
2.8 Avaliação
3. Considerações finais
4. Referências bibliográficas 
INTRODUÇÃO
Considerando que o homem faz parte do ambiente em que vive, dele depende para sobreviver, e a sua influencia no mesmo aumentou muito depois da revolução industrial, com isso as novas tecnologias possibilitaram progressivamente a melhores condições de vida.
Com o avanço das tecnologias, expandiu-se também as industrias, e o crescimento das cidades aumentou consideravelmente o números de lixos, que se deve ao aumento do poder aquisitivo.
Grande parte do que chamamos de “lixo”, poderá ser transformado, utilizando técnicas para modificar os detritos. 
Pensando no enorme número de descarte de detritos, damos inicio a um projeto que tem como objetivo incentivar a reciclagem e reutilização dos mesmos.
“ Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.”
DESENVOLVIMENTO
O que sabemos?
* Sabemos que a produção de lixo nas Escolas e seu entorno é muito grande e que dentro das Escolas, 
os alunos jogam embalagens, cascas de frutas ou papéis em qualquer lugar.
* Poderemos utilizar este tema, Brinquedos fora da lixeira, para os que alunos através de atividades, oficinas, pesquisas, discussões e debates percebam a necessidade de mudanças de hábitos, costumes e valores quanto ao modo de consumo e de descarte do lixo e detritos, para que o Meio Ambiente seja preservado e ainda, que evoluam em sua oralidade, leitura e escrita e produção de textos.
 
TEMA 
 
Projeto denominado “Brinquedos fora da lixeira”, tem como objetivo conscientizar a criança e sua família no processo de reciclagem do lixo inorgânico visando à preservação do meio ambiente. Tendo em vista a agressão do homem a natureza, que vem sendo noticiada a cada dia através dos meios de comunicação
JUSTIFICATIVA
O projeto de reciclagem do lixo surgiu da necessidade de se promover uma educação ambiental na escola, com os alunos, professores, funcionários e famílias, estimulando  mudanças de hábitos e de valores.
SITUAÇÃO-PROBLEMA
Uma situação que podemos imaginar, são as dificuldades diárias referente à temática, que pode ser discutida/solucionada, por meio de intervenção pedagógica.
OBJETIVO 
 
Devido à grande quantidade de material reciclável que é desperdiçado, a necessidade de intervenção nos fatores econômico, social, sanitário, ambiental e geográfico da população e na preservação do meio ambiente, o projeto ira trabalhar o processo de seleção e reciclagem de materiais despertando nos envolvidos a geração de novos valores.
Proporcionar às crianças através de atividades, oficinas, pesquisas, discussões e debates, conhecimentos que permitam a elas se perceberem como agentes construtores da história pessoal e da sua comunidade, compreendendo a importância do saneamento básico e do tratamento do lixo para a saúde das pessoas e para a preservação e equilíbrio do Meio Ambiente e ainda que o contato e o uso dos recursos tecnológicos os auxiliem no processo de seu aprendizado.
EMBASAMENTO TEÓRICO
A Educação Ambiental, segundo a lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, é um componente essencial e permanente da educação Nacional, devendo estar presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo formal e não-formal.
Metodologia dos 3 R’S
Reduzir: consiste em tentarmos reduzir a quantidade que produzimos de lixo, como por exemplo, comprar produtos mais duráveis e evitar trocá-los por qualquer novidade no mercado.
Reutilizar: Procurar embalagens, por exemplo, que possam ser usadas mais de uma vez – como garrafas retornáveis de vidro. Ou quem sabe, criar novas utilidades para as que você não precisa mais.
Reciclar: o mais conhecido dos 3 R’s; consiste em transformar um produto-resíduo em outro, visando diminuir o consumo de matéria-prima extraída da natureza. 
PERCURSO METODOLÓGICO
Serão divididas tarefas entre as turmas. As atividades a serem desenvolvidas serão:
Pinturas da lixeiras ( coleta seletiva)
Concursos de frases, as quais serão espalhadas em pontos estratégicos da escola e a produção de textos: parodias, poemas, panfletos e cartazes.
Será feito levantamento pelos alunos de quantas lixeiras tem na escola, se necessita de mais, e em quais locais serão melhores instaladas.
Será feita uma visita em usina de reciclagem, com entrevista aos funcionários com o tema “reciclagem e reutilização “
RECURSO, CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
ARTES/MÚSICA, dança e teatro com materiais reciclados)
PORTUGUÊS: - Interpretação oral, escrita e através de desenhos e textos. 
- Música e poesias 
- Confecção de cartazes para a Campanha da higiene na escola e de reciclagem
- Estudo de palavras-chave 
- Gramática e ortografia inserida nos textos 
MATEMÁTICA: - Estudo das cores para a separação dos produtos recicláveis (azul-papel, verde-vidro, vermelho-plástico, amarelo-metal ) 
- Contagem da quantidade de tipos de materiais recicláveis (na verdade são CINCO, pois os alimentos jogados fora também podem ser transformados em adubo (LIXO ORGÂNICO) 
- Classificação dos materiais recicláveis 
- Estudo dos numerais através de gráfico elaborado com os resultados da classificação e contagem dos recicláveis trazidos pelas crianças 
- Quanto e quais dias da semana acontece a coleta de lixo que os alunos trazem de casa até a escola.
HISTÓRIA E GEOGRAFIA - A coleta de lixo na nossa cidade 
- Onde os lixos são despejados 
- A campanha da reciclagem - como foi elaborada se realmente acontece na nossa cidade 
- O que se ganha com a reciclagem
- De onde vieram as doenças, em especial a Dengue que vem se alastrando 
CIÊNCIAS - O que é lixo na verdade? 
- Os perigos dos lixos acumulados 
- Campanha da higiene do meio escolar 
- Alerta sobre a Dengue (causador, sintomas, tratamento e profilaxia) 
- A função dos micróbios na transformação do lixo orgânico em adubo
ÉTICA E CIDADANIA - Campanha educativa "Lugar de lixo é no lixo" 
- Poluição visual 
- Como a escola e a família têm cuidado deste assunto
AVALIAÇÃO
A avaliação da aprendizagem deve fazer parte da rotina da sala de aula, sendo utilizada de forma contínua e processual, como um dos aspectos complementares do processo ensino e aprendizagem.
“A avaliação significativa se faz no próprio processo, como parte dele, enquanto ele se desenvolve, sem que, para isto, se deva sempre realizar uma parada formal.” (Gandin, 2000)”
 CONSIDERAÇÃO FINAL
A prática da Educação Ambiental requer caminho bastante complexo, pois é preciso parar agora com a degradação do nosso planeta, assumindo que a função não é impor a ideologia da classe dominante nem negar seu papel na transformação social, mas sim seu papel na sociedade de morador do planeta.
A prática de educação ambiental mostra o caminho para o alcance da sustentabilidade de um povo.
Trabalhando o ideal ambiental nas crianças formará uma nova “remessa” de adultos prontos para restabelecer o equilíbrio do planeta.
BIBIOGRAFIA :
SANTOS, Marli Pires dos. Brinquedoteca: Sucata Vira Brinquedo. Ed. Artmed 
Revista Você Sabia? Turma da Mônica – Meio Ambiente. Ano – Maio/2004. Editora Globo. São Paulo/SP .

Continue navegando