Buscar

É possível afirmar que todo ilícito configura crime?

Responda de forma justificada com base nos estudos realizados sobre as missões do Direito Penal no Estado Democrático de Direito.

💡 12 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

O ilícito civil se diferencia do ilícito penal em alguns pontos, entre eles:

O ato ilícito civil é cometido por aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência, imprudência ou imperícia, viola direito (antijuridicidade) e causa dano a outrem, ainda que este dano seja exclusivamente moral.

O ato ilícito penal é praticado por aquele que, por ação ou omissão culpável, viola direito (antijuridicidade) tipificado em lei.

1
Dislike0
User badge image

irina bergman moreira

Não, pois uma conduta , apesar de ser considerada ilícita pode ser atipificada através do princípio da insignificância, que desconsidera crime aquelas condutas com baixo teor ofensivo, que nao tenha periculosidade. Afinal, o direito penal só considera crime condutas contra os bens de maiores importância para o Estado , caso lhes sejam aferidas lesões graves.

25
Dislike1
User badge image

Debora Cristina

Nao, pois alem de ilicitos penais existem os ilicitos civis, e mais, estao elencados no nosso Codigo Penal as situações em que recaim os excludentes de ilicitude  CASO FORTUITO OU FORÇA MAIOR, LEGITIMA DEFESA, ESTRITO CUMPRIMENTO DO DEVER LEGAL, EXERCICO REGULAR DE DIREITO .. ALEM DAS PREVISOES ESPECIFICAS NO CASO DE ABORTO

5
Dislike2
User badge image

Lyra

o direit penal é a ultima ratio... o direito penal é uma ilha no mar ilicitudes..apenas alguns ilicitos merecem a tutela penal, que é a mais grave!

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais