Buscar

Localização e composição do Bregma?

Onde está localizado o Bregma e a sua composição.

💡 6 Respostas

User badge image

Ariele Costa

Bregma - ponto de união das suturas sagital (entre os dois parietais - linha sagital mediana) e coronal (entre os ossos parietais e frontal).
Localiza-se na porção superior anterior do crânio.

6
Dislike0
User badge image

Rômulo C Ar

Já foi muito bem respondido por Ariele! :)

Mas vale acrescentar que o termo Bregma vem do grego e significa topo da cabeça.

Durante a primeira  infância é onde fica a fontanela anterior e que leva anos até que se feche por completo formando no adulto as suturas, que por sua vez pertencem à classe das articulações denominadas articulações fibrosas e, por serem imóveis no adulto, elas são denominadas sinartrodiais.

3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O bregma pode ser definido com um ponto do crânio localizado onde a sutura coronal se cruza perpendicularmente com a sutura sagital. É o ponto em que o osso frontal e o osso parietal se encontram. A fontanela anterior é membranosa e fecha nos primeiros 18 a 36 meses de vida.Na desordem congênita disostose cleidocraniana, a fontanela anterior nunca se fecha para formar o bregma. O bregma é frequentemente usado como um ponto de referência para a cirurgia estereotáxica do cérebro. Além disso, o exame de uma criança inclui a palpação da fontanela anterior. Uma fontanela afundada indica desidratação, enquanto uma fontanela anterior muito tensa ou protuberante indica pressão intracraniana elevada. A avaliação clínica de um lactente deve sempre incluir a palpação da fontanela anterior. Uma fonte afundada indica desidratação, enquanto um muito tenso ou inchaço da fontanela anterior indica um aumento na pressão intracraniana.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais