Buscar

O que rrepresenta o processo inflamatório na Imunologia?

💡 2 Respostas

User badge image

Louenny Cardoso

A inflamação é uma resposta fisiológica do organismo ao dano tecidual local ou a uma infecção. A resposta inflamatória faz parte da resposta imune inata, quando está acontecendo um processo inflamatótio, celulas de defesa(leucócitos) são estimulados ao local, (processo de saída das células do sangue para os tecidos chamado de diapedese) 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A inflamação é uma resposta fisiológica do organismo ao dano tecidual local ou a uma infecção. A resposta inflamatória faz parte da resposta imune inata e, por isso, não é uma resposta específica, mas ocorre de maneira padronizada independente do estímulo. O processo inflamatório envolve várias células do sistema imune, mediadores moleculares e vasos sanguíneos.O processo inflamatório ou inflamação é uma reposta do corpo a uma lesão ou infecção dos tecidos.


Em uma inflamação o local afetado fica quente e avermelhado. Isso acontece por causa do aumento do curso sanguíneo e dos demais líquidos do corpo que são enviados para a região. No local inflamado também acontece a concentração de células oriundas do sistema imunológico como macrófagos, leucócitos e linfócitos, com dor no local intercedida por determinadas substancias químicas geradas pelo próprio organismo.


Na inflamação, os leucócitos acabam com o tecido lesionado e mandam indícios aos macrófagos, que consomem e digerem o tecido morto e os antígenos. Em certas doenças esse procedimento pode possuir cunho destrutivo.

A função da inflamação é eliminar a causa inicial da lesão, coordenar as reações do sistema imune inato, eliminar as células lesadas e os tecidos danificados para iniciar a reparação dos tecidos e restaurar a função. A resposta inflamatória se divide em dois tipos: o primeiro é a inflamação aguda e a segundo fase é a inflamação crônica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais