Buscar

É verdade que ab revogar é revogação total de uma norma?

Respostas

User badge image

Estudante PD

A revogação pode ser subdividida em duas categorias: ab-rogação e derrogação, podendo ser cada uma dela tácita ou expressa.
 
Ab-rogação: Ocorre quando o legislador inativa a lei antiga por completo (Absolutamente), todos os seus dispositivos não serão mais usados e nem válidos.
 
Derrogação: O legislador apenas inativa alguns dispositivos de determinada lei, nã o tornando-a inválida por completo, como ocorre na ab-rogação.
 
 
Espero ter ajudado, Bons Estudos!
2
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Quanto a sua extensão, a revogação pode ser classificada como derrogação ou ab-rogação. 

A derrogação é a revogação parcial de uma lei, ou seja, somente uma parte da lei é revogada e o restante continua em vigor.

A ab-rogação é a revogação total de uma lei. Ou seja, toda a lei é suprimida. Logo, todos os dispositivos daquela lei não serão mais usados e nem válidos.

1
Dislike0
User badge image

Alana Ingrid Corpes de Sousa

O termo mais correto é Ab-rogação.  Há também a derrogação. A ab-rogação é a revogação absoluta. Basta você lembrar associando AB = Absoluta, para ajudar na memorização. A derrogação  é a revogação parcial. 

 

0
Dislike1

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando