Buscar

Av1 - 100% Online - Formação Pedagógica - Educação e Diversidade

1)

" Eles eram chamados de bantos devido à sua proximidade linguística, mas pertenciam a etnias tais como ambundo, umbundo, kikongo, lunda, dembo, imbangala entre muitas outras. Entre os que vieram do golfo do Benin, podemos citar o nagô, fon, ewê, jêje, entre outros. Além da especificação em grupos linguísticos, os africanos ao chegarem no Brasil recebiam também nomes cristãos, pois eram batizados ainda com os pés na areia. A este nome era adicionado outro que tinha relação aos portos de onde saíam, por exemplo, Maria Benguela (Angola), João Cabinda (Congo), José Mina (Costa da Mina), assim por diante. Daí podemos ver a dificuldade que é a identificação dos grupos étnicos e dos lugares de origem na África. " (PREVITALLI, I. M.; VIEIRA, H.E.S. Educação e diversidade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017, p.70).

O texto traz informações sobre:


Alternativas:

  • a)

    A forma como os africanos escravizados seriam tratados na América, com direito à educação religiosa cristã, assim como à integridade física e à cidadania.

  • b)

    O regime de escravidão existente na África subsaariana antes da chegada dos europeus, com o comércio de cativos sendo realizado com as áreas islamizadas ao norte do continente.

  • c)

    As semelhanças existentes entre os africanos escravizados trazidos para a América por mais de três séculos, do ponto de vista social, político, econômico e cultural.

  • d)

    Os africanos escravizados de diversas etnias que foram trazidos para o Brasil e constituíram a principal força de trabalho até o final do século XIX.

  • e)

    As diversas etnias de africanos que foram trazidos para a América. Todas as diferenças culturais das diversas etnias de africanos que vieram para o Brasil foram respeitadas como exemplo, os africanos puderam manter os seus nomes originais.

2)

Associe as duas colunas, relacionando os conceitos de educação à suas características.

1 – Educação Informal

2 – Educação formal

3 – Educação não formal

4 – Educação popular

(a) entre outros objetivos destacam-se os relativos ao ensino e aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizados, normalizados por leis, dentre os quais destacam-se o de formar o indivíduo como um cidadão ativo, desenvolver habilidades e competências várias

(b) é baseada nas vivências dos grupos e procura formar indivíduos mais críticos e atuantes. Ela tem o sentido de reconstrução do saber social a partir da educação da comunidade e, de trabalho político, pois luta pelas transformações sociais, por meio da emancipação dos sujeitos e da democratização com a finalidade de alcançar a justiça social

(c) aquela que "socializa os indivíduos, desenvolve hábitos, atitudes, comportamentos, modos de pensar e de se expressar no uso da linguagem, segundo valores e crenças de grupos que se frequenta ou que pertence por herança, desde o nascimento

(d) capacita os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo, no mundo. Sua finalidade é abrir janelas de conhecimento sobre o mundo que circunda os indivíduos e suas relações sociais

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da associação entre as colunas:


Alternativas:

  • a)

    1d – 2a – 3c – 4b

  • b)

    1c – 2a – 3d – 4b

  • c)

    1c – 2d – 3a – 4b

  • d)

    1b – 2d – 3b – 4a

  • e)

    1a – 2c – 3d – 4b

3)

"Movimento negro é a luta dos negros na perspectiva de resolver seus problemas na sociedade abrangente, em particular os provenientes dos preconceitos e das discriminações raciais, que os marginalizam no mercado de trabalho, no sistema educacional, político, social e cultural. " (DOMINGUES, P. Movimento negro brasileiro: alguns apontamentos históricos. Tempo [online]. 2007, vol.12, n.23, pp.100-122, p.101)

A respeito dos Movimento Negro analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Para o movimento negro, a "raça", e, por conseguinte, a identidade racial, é utilizada não só como elemento de mobilização, mas também de mediação das reivindicações políticas.

( ) O "mito da democracia racial" considerava que no Brasil havia discriminação racial e racismo.

( ) A "raça" é o fator determinante de organização dos negros em torno de um projeto comum de ação

( ) O Brasil é uma comunidade nacional onde tem vigência os mais avançados padrões de democracia racial que só foram possíveis devido a miscigenação do povo brasileiro

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


Alternativas:

  • a)

    F – V- F- V

  • b)

    V – F- V- F

  • c)

    V – V – F- F

  • d)

    V – F – F – V

  • e)

    F – V – V - F

4)

"A educação é diferente em grupos humanos diversos, em povos tribais, de economia agrária, de pastores, nômades ou sedentários, em sociedades industrializadas, em diferentes países, em um mesmo país, mas em regiões diferentes, enfim em muitos tipos de sociedades. A educação começa sem livros, sem escolas, sem salas de aulas, sem professores, mas também pode estar em um outro contexto em que são construídas salas de aulas e escolas, os professores são especializados e desenvolvem-se métodos pedagógicos (BRANDÃO, Carlos. O que é educação?2001).

Qual o nome que se dá a essa educação viva?


Alternativas:

  • a)

    Consciência

  • b)

    Socialização

  • c)

    Funções Sociais

  • d)

    Orientação Espiritual

  • e)

    Cooperação

5)

"A cultura escolar dominante em nossas instituições educativas, construída fundamentalmente a partir da matriz político-social e epistemológica da modernidade, prioriza o comum, o uniforme, o homogêneo, considerados como elementos constitutivos do universal. " (CANDAU, V. M. F. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, pp.240-255, Jul/Dez 2011).

Uma ação educativa comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática deve, necessariamente: 


Alternativas:

  • a)

    Fortalecer práticas segregacionista que, ao longo da história, valorizaram as diferenças individuais.

  • b)

    Desconsiderar a idade cronológica.

  • c)

    Tornar acessível, discriminadamente, elementos da cultura que enriqueçam o desenvolvimento social da criança

  • d)

    Privilegiar práticas que se voltam para os cuidados físicos, partindo da concepção de que a criança é carente, frágil, dependente e passiva. 

  • e)

    Promover o convívio com a diversidade, que é marca da vida social brasileira.

💡 8 Respostas

User badge image

Josias Nunes

alguem tem a resposta?

 

1
Dislike0
User badge image

Alê Almeida

Boa tarde:

Respondi algumas, mais ainda estou em duvida se quiserem analisar e me corrigir agradeço.

1) C, 2) D, 3) A, 4) E, 5) C

1
Dislike0
User badge image

Sarah Fernandes

Adorei esse material

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais