Buscar

LINGUA PORTUGUESA

Usa-se aonde quando o verbo expressar ideia de movimento. Usa-se onde quando o verbo expressa ideia de permanência. Indique a alternativa gramaticalmente incorreta.
Quest.: 1
 
  A casa onde moro é excelente.
  Aonde vocês vão?
  Aonde está o livro?
  Não sei onde ele mora.
  O sítio aonde vais é pequeno.

💡 2 Respostas

User badge image

Vilma Pereira

Aonde vocês vão?
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

“Onde” e “Aonde” indicam lugar, entretanto, não podem ser utilizados no mesmo contexto, pois indicam, respectivamente, localização e movimento. Vamos primeiro dar explicações mais profundas sobre os dois termos, e em seguida analisar as expressões para saber qual delas está correta.


Onde: pode ser pronome relativo (quando introduz uma oração subordinada adjetiva) ou advérbio interrogativo (frases interrogativas). Em ambos os casos, indica localização. Entretanto, quando for pronome relativo, poderá ser substituído por “em que”, o que não acontece quando é um advérbio. Além disso, quando for pronome relativo, fará parte de um período composto, ou seja, terá pelo menos duas orações, já que as orações adjetivas compõem um dos tipos do período composto por subordinação;

A função sintática do relativo “onde” é sempre de adjunto adverbial de lugar, portanto, muito cuidado com o uso indiscriminado dessa palavra. É um absurdo, mas ela é tida como “coringa” para muitos, quando não se sabe que relativo utilizar, eis que surge a “palavrinha mágica”, como se essa possuísse múltiplas funções. Cuidado! Atente para isso, sua função é de adjunto adverbial de lugar, portanto, só deve ser utilizada nesse caso;

Os verbos que devem ser utilizados ao lado da palavra “onde” ou no contexto em que esse termo aparece são os que indicam estado ou permanência.


Aonde é um advérbio, entretanto não deve ser utilizado quando a ideia for de lugar, no sentido de localização, mas quando transmitir a ideia de movimento.  Portanto, preste atenção aos verbos, pois os que indicam movimento, tais como: ir, chegar, dirigir, entre outros, pedem o uso de “aonde”.

A gramática normativa orienta o uso de “onde” e de “aonde” conforme descrito acima, entretanto, na linguagem coloquial, não há essa preocupação e essas palavras são usadas na maioria das vezes como sinônimas. Não deve-se confundir os usos na linguagem formal.


A casa onde moro é excelente.

O uso está correto. A ideia é de permanência, portanto usa-se “onde”.


Aonde vocês vão?

O uso está correto. A ideia é de movimento (verbo ir), portanto usa-se “aonde”.


Aonde está o livro?

O uso está incorreto. A ideia é de permanência, portanto o termo que deveria ter sido utilizado é “onde”.


Não sei onde ele mora.

O uso está correto. A ideia é de permanência, portanto usa-se “onde”.


O sítio aonde vais é pequeno.

O uso está correto. A ideia é de movimento (verbo ir), portanto usa-se “aonde”.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais