Buscar

Como funciona o sistema circulatório do corpo humano?

Descreva a pequena e a Grande circulação detalhadamente.

💡 3 Respostas

User badge image

Rômulo C Ar

O sistema circulatório funciona como um sistema fechado, no qual é possível diferenciar dois circuitos que funcionam de maneira simultânea e paralela, de forma indispensável para poder cumprir a sua missão. Tais circuitos são responsáveis pela pequena e grande circulação, e são eles respectivamente:
 
Pequena Circulação, também denominada “circulação pulmonar”: o ventrículo direito do coração bombeia para as artérias pulmonares o sangue que circulou por todo o corpo, pobre em oxigênio e carregado de dióxido de carbono, para que se oxigene e, já purificado, retorne pelas veias pulmonares ao átrio esquerdo.
 
Grande Circulação, também denominada “circulação sistêmica”: o ventrículo esquerdo do coração impulsiona o sangue oxigenado e rico em nutrientes para a aorta, para que as suas ramificações o levem a todos os tecidos, e após o intercâmbio que ocorre nos capilares, já pobre em oxigênio e carregado de resíduos, retorne ao átrio direito através das veias cava superior e inferior.
 
 
 
3
Dislike0
User badge image

Estudante PD

A Circulação Pulmonar ou Pequena Circulação - leva sangue do ventrículo direito do coração para os pulmões e de volta ao átrio esquerdo do coração. Ela transporta o sangue pobre em oxigênio para os pulmões, onde ele libera o dióxido de carbono (CO2) e recebe oxigênio (O2). O sangue oxigenado, então, retorna ao lado esquerdo do coração para ser bombeado para circulação sistêmica.

 

A Circulação Sistêmica ou Grande Circulação - é a maior circulação; ela fornece o suprimento sangüíneo para todo o organismo. A circulação sistêmica carrega oxigênio e outros nutrientes vitais para as células, e capta dióxido de carbono e outros resíduos das células.

 

Fonte: http://www.auladeanatomia.com/site/pagina.php?idp=160

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais