Buscar

JPG acordou atrasado e por isso..

JPG acordou atrasado e por isso, foi para o trabalho em jejum. Sobre essa situação, pode-se afirmar: I- Houve o aumento da secreção de insulina pelo pâncreas II- As vias da glicogênese e da lipogênese estavam ativadas. III- As vias catabólicas estavam mais ativadas em relação as vias do anabolismo. Está (ão) correta (as) a (as) afirmativa (as)?

Respostas

User badge image

tauani cunha

Em jejum o hormonio liberado é o glucagon, ele irá fazer com que ocorra a quebra (catabolismo) de glicogênio no figado. Portanto a resposta III

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A alternativa III está correta.


Glicose e gordura são as principais fontes de energia do corpo. Se a glicose não está disponível, em seguida, o corpo irá ajustar usando gordura, sem quaisquer efeitos prejudiciais à saúde. Isto é simplesmente uma parte natural da vida. Períodos de baixa disponibilidade de alimentos sempre foram uma parte da história humana. Mecanismos evoluíram para se adaptar a este fato da vida paleolítica. A transição a partir do estado de alimentado parao  estado de jejum ocorre em várias etapas.

  1. Alimentação:­ Durante as refeições, os níveis de insulina são elevados. Isto permite a captação de glicose pelos tecidos, tais como cérebro ou músculos, para ser usada diretamente na geração de energia. O excesso de glicose é armazenada como glicogênio no fígado.
  2. A fase pós-­absortiva­ ­24 horas após o início do jejum: Os níveis de insulina começam a cair. A quebra de glicogênio libera glicose para produzir energia. Os estoques de glicogênio duram cerca de 24 horas.
  3. Gliconeogênese ­ (24 horas a 2 dias): O fígado produz glicose a partir dos aminoácidos em um processo chamado "gliconeogênese". Literalmente, isso é traduzido como "fazer nova glicose". Em pessoas não­-diabéticas, os níveis de glicose caem, mas permanecem dentro da escala normal.
  4. Cetose ­ (2-­3 dias após o início do jejum): Os baixos níveis de insulina alcançados durante o jejum estimulam a lipólise – quebra de gordura para gerar energia. A forma de armazenamento de gordura, conhecida como triglicérideos, é quebrada em sua estrutura molecular de glicerol e três cadeias de ácidos graxos. O glicerol é utilizado para a gliconeogênese. Os ácidos graxos podem ser utilizados diretamente para a energia em muitos tecidos no corpo, mas não pelo cérebro. Os corpos cetônicos, capazes de atravessar a barreira hematoencefálica, são produzidos a partir de ácidos graxos para utilização pelo cérebro. Depois de 4 dias de jejum, aproximadamente 75% da energia utilizada pelo cérebro é fornecida por cetonas. Os dois tipos principais de cetonas produzidos são beta-hidroxibutirato (BOHB) e acetoacetato, que podem aumentar mais de 70 vezes durante o jejum.
  5. Fase de conservação de proteínas ­ (> 5 dias): Altos níveis de hormônio de crescimento (GH) mantêrm a massa muscular magra e tecidos. A energia para a manutenção do metabolismo basal é quase inteiramente satisfeitas pela utilização de ácidos graxos livres e cetonas. Níveis aumentados de adrenalina (norepinefrina) evitam a diminuição da taxa metabólica.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando