Buscar

qual a atuação do direito na corrupção. Não poderiam entrar todos com ação civil publica contra o governo temer?

💡 2 Respostas

User badge image

Arthur Cole

a OAB tem grande influencia na politica brasileira, ela nos representa na área. O pedido de impeachment foi executado expressamente a tal orgon. mas com certeza se tiver comoção nacional passífica, podemos agir contra o govern temer. 

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

O papel do Direito no combate à corrupção é amplo. Por um lado, busca garantir o cumprimento das leis, punindo quem comete ilícitos. Por outro lado, visa desestimular o cometimento de novos ilícitos pelo receio da punição. Além disso, o Direito também oferece instrumentos legais para que os órgãos competentes possam combater diretamente os atos de corrupção, como a interceptação telefônica, a quebra de sigilo bancário, fiscal e de dados telefônicos, sequestro de bens, busca domiciliar, condução coercitiva, infiltração de agentes, etc.

No que diz respeito à Ação Civil Pública contra o governo Temer, é preciso analisar a qual ato específico do governo está se referindo. A ACP visa a responsabilidade civil por danos morais e patrimoniais causados ao meio-ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, por infração da ordem econômica,  à ordem urbanística, à honra e à dignidade de grupos raciais, étnicos ou religiosos, ao patrimônio público e social e a qualquer interesse difuso ou coletivo (art. 1º, da Lei 7347/85). Se o ato se enquadrar em alguma dessas hipóteses, é possível sim mover a referida ação.

Ponto que merece destaque é a legitimidade para ajuizar a ACP. Nesse sentido, deve-se observar o art. 5º, da Lei 7347/85.

Art. 5o  Têm legitimidade para propor a ação principal e a ação cautelar:

I - o Ministério Público;

II - a Defensoria Pública;

III - a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;

IV - a autarquia, empresa pública, fundação ou sociedade de economia mista;

 V - a associação que, concomitantemente: 

a) esteja constituída há pelo menos 1 (um) ano nos termos da lei civil;

b) inclua, entre suas finalidades institucionais, a proteção ao patrimônio público e social, ao meio ambiente, ao consumidor, à ordem econômica, à livre concorrência, aos direitos de grupos raciais, étnicos ou religiosos ou ao patrimônio artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais