Buscar

Qual a diferença entre tutela provisória e tutela cautelar?

💡 2 Respostas

User badge image

Patrícia Enes

A tutela antecipada é de cunho satisfativo, portanto, sua decisão antecipa os resultados que só seriam obtidos após o término do processo, conforme mencionado acima.

Já a tutela cautelar tem por finalidade assegurar os resultados até o término do processo.

Portanto, pode-se afirmar que a principal diferença entre as duas é simplesmente uma questão do conteúdo das duas. Porém, há outros pontos diferentes nas duas. Veja abaixo:

Quanto à natureza

Tutela cautelar: conservativa.

Tutela antecipada: atributiva ou conservativa.

Verossimilhança

Tutela cautelar: simples verossimilhança do acautelado.

Tutela antecipada: prova inequívoca da verossimilhança do direito. O juiz só concede a tutela antecipada se estiver completamente convencido que o requerente tem razão em suas alegações.

Urgência

Tutela cautelar: sempre urgente.

Tutela antecipada: pode ou não ser urgente.

Estabilidade

Tutela cautelar: definitiva.

Tutela antecipada: provisória.

Cognição:

Tutela cautelar: exauriente.

Tutela antecipada: sumária.

Eficácia

Tutela cautelar: temporária.

Tutela antecipada: temporária ou perpétua. Quando temporária, a tutela antecipada poderá ser revertida.

Embora as tutelas cautelar e antecipada possuam aspectos semelhantes, são suas diferenças que lhes conferem aplicabilidades específicas. Somente com o conhecimento destas características pode-se compreender seus conceitos e poder aplicá-las com eficácia.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Tutela provisória é gênero por meio da qual o juiz, antes de analisar definitivamente o mérito, defere determinada medida de índole satisfativa (permite o acesso ao bem jurídico) ou cautelar (não permite acesso ao bem jurídico, mas o resguarda de eventuais danos, garantindo eventual cumprimento futuro de tutela satisfativa, antecipada ou definitivamente). Quando houver caráter satisfativo, estaremos diante de tutela antecipada de urgência, enquanto havendo caráter cautelar ou preventivo, estaremos diante de tutela cautelar de urgência.

Já a tutela cautelar, como visto, será aquela que não dá ao interessado a possibilidade de usufruir o bem jurídico em análise, mas retira daquele que o detém a posse, visando à preservação do direito respectivo. Assim, a tutela cautelar visa apenas ao resguardo do bem acautelado.

Exemplificando, tutela antecipada é aquela que determina que uma empresa limpe o nome do consumidor, indevidamente negativado, antes mesmo de julgar o mérito da ação. Já tutela cautelar é aquela que retira desta empresa determinado valor, garantindo que não haja dilapidação patrimonial com intuito de não cumprir a decisão futuramente prolatada, mas a quantia não é transferida ao interessado, ficando resguardada em juízo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais