Buscar

Qual a diferença entre revolução e mudança de paradigma?

A revolução sempre implicará em uma mudança de paradigma, mas eu gostaria de entender o conceito. Quando na história houve uma crise ou mudança de paradigma sem revolução?

💡 3 Respostas

User badge image

Jordann Pimenta

Revolução é o impacto de mudanças que não permitirão que algo praticado ou algo conhecido seja mais visto como centro ou alternativa de um bem estar.

Quebra de paradigmas é a alteração no contexto da época de algo que simplismente se torna desnecessário, já que permitiu-se através de pensamentos lógicos o inserir de uma prática comumente fiel e eficaz no atual.

2
Dislike0
User badge image

Rômulo C Ar

Segundo definição na Wikipedia:

 

Uma mudança de paradigma é uma expressão utilizada por Thomas Kuhn no seu livro Estrutura das Revoluções Científicas (1962) para descrever uma mudança nas concepções básicas, ou paradigmas, dentro da teoria científica dominante. É uma ideia em contraste com a de ciência normal.

De acordo com Kuhn, "um paradigma é o que os membros de uma comunidade científica, e apenas eles, partilham" (The Essential Tension, 1977). Diferentemente que um cientista normal, Kuhn dizia que, "um estudante das Humanidades tem de modo constante perante ele um número de soluções incomensuráveis e em competição, soluções essas que deve, em última instância, analisar por ele próprio (The Structure of Scientific Revolutions). Quando um mudança de paradigma se completa, um cientista não pode, por exemplo, rejeitar a teoria germinal das doenças para colocar a possibilidade de que o miasma cause doenças, ou rejeitar a óptica e física modernas para indicar que o éter é o meio propagador de luz. Em contraste, um crítico nas Humanidades, pode escolher um conjunto de ideias ou explicações, que podem estar mais ou menos na moda durante um determinado período, mas que são elas todas legítimas.

Desde a década de 1960, o termo tem também vindo a ser utilizado em contextos não científicos, para descrever uma mudança profunda num modelo fundamental ou na percepção de eventos, apesar de Kuhn o ter restringido às ciências duras.

 

Bons estudos Arllyn!

 

P.S. - Arquivo em formato *.pdf do livro:

KUHN, Thomas. Estrutura das Revoluções Científicas. Tradução da 5ª edição em Português

 

Baixar pdf ⇒ https://passeidireto.com/arquivo/3562337/a-estrutura-das-revolucoes-cientificas---thomas-kuhn---5-ed

 

0
Dislike0
User badge image

luiz sergio gomes da silva

Para ficar fácil e compreensivel a revolução é interna, pois vc não sai por ai fazendo revolução, sem se internalizar primeiro a idéia e paradgma é o confronto entre as suas idéias e as do demais e qdo vc cede ai sim houve uma quebra de paradgma, onde vc aceitou uma nova proposta que poderá ser melhor ou pior que a sua e a revolução depois de internalizada ,vc propaga pelos seus seguidores.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais