Buscar

Qual a relação entre Hino às Musas e questão da oralidade?

Questão passada pelo meu professor de IEC que eu não soube de onde eu teria que partir para dar uma boa resposta. Alguém saberia me dar uma ajuda? 

💡 2 Respostas

User badge image

Carla Di Lorenzo Midões

Bom, me arrisco a pensar que tanto Iliada, quanto Odisseia e Eneida, têm a invocacao das musas no canto I, canto introdutório que conta o que toda a obra irá remeter. As musas sao as deusas da poesia e da musica e como o poeta grego tem a tradicao da oralidade em sua poesia, acredito que isso figura um gesto de agradecer e "pedir a benção" como diriam os cristao, para o sua figura adorada, no caso as musas, na historia que esta por vir. No que ele contará a seguir nos cantos seguintes.

1
Dislike0
User badge image

Aline Navarro

Acredito que deva ter a ver com a questão
a) do poeta que conta as epopéias ser um aedo, ou seja, alguém que narrava as lendas e tradições populares com o rigor das poesias - *pesquisar melhor*;
e/ou
b) dos gêneros literários: o ÉPICO, no caso das epopéias, teria maior presença da narração - o que pode ser tanto oral quanto escrita-, só que quando o poeta refere-se às musas ele clama diretamente a elas, como personagens secundarias "passíveis" de dar resposta o que transformaria o lamento do herói (mais próximo do gênero LÍRICO -tanto oral quanto escrito, novamente) num diálogo, o que sugere uma aproximação maior do gênero DRAMÁTICO - onde necessariamente teríamos de imaginar duas personagens ou mais dialogando, o que sugere que seja feito de uma forma oral.
Mas acredito que a primeira alternativa tenha mais a ver com o que seu professor pede.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais