Buscar

Enzimas

Uma droga utilizada no tratamento da Obesidade é o Xenical, cujo princípio ativo atua como inibidor da lipase pancreática, diminuindo digestão de lipídeos e, logo, a absorção de lipídeos, sem afetar a digestão de proteínas e carboidratos. Que hipótese poderia explicar a ação diferencial desse medicamento?

💡 2 Respostas

User badge image

Lucas Willian Costa

As enzimas só atuam em seus recpetores devido a sua especificidade, logo esse farmaco só tem receptores na lipase e por isso nao afeta as proteinas e os carboidratos

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O remédio xenical possui um mecanismo de ação que age inibindo a enzima lípase liberada pelo pâncreas (lípase pancreática).


A lipase é uma enzima digestiva produzida principalmente no pâncreas e tem como função quebrar a gordura da alimentação em moléculas menores, para que assim possam ser absorvidas pelo intestino. Além do pâncreas, a boca e o estômago também produzem um pouco de lipase para facilitar a digestão.


Portanto, como o xenical inibe a enzima responsável pela degradação da gordura ingerida no intestino e a quebra dos triglicerídeos (células de gordura) no intestino, as células deixam de absorver a gordura sendo então evacuada com as fezes, ocasionando o emagrecimento longo prazo do indivíduo.

Fonte: https://www.tuasaude.com/lipase/. Acesso em 28 de julho de 2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais