Buscar

Quais são as propostas em nível legal e pedagógico para que a Educação com qualidades e abordagens multicultural seja colocada em prática?

💡 1 Resposta

User badge image

paula aparecida bezerra

É trabalhado o multiculturalismo, procurando levar aos alunos ao entendimento das representações de raça, gênero e classe como produto das lutas sociais sobre signos e significações, privilegiando uma educação para o reconhecimento do outro, para o diálogo entre os diferentes grupos sociais e culturais, que enfrenta os conflitos provocados pela diferença e é capaz de favorecer a construção de um projeto comum, em que as diferenças sejam dialeticamente integradas. A perspectiva intercultural está orientada à construção de uma sociedade democrática, plural, humana, que articula políticas de igualdade com política de identidade.

[...] relatos sobre a construção de suas identidades culturais em pequenos grupos tem-se revelado uma experiência profundamente vivida, muitas vezes carregada de emoção, que dilata a consciência dos próprios processos de formação identitária do ponto de vista cultural, assim como a capacidade de ser sensível e favorecer este mesmo dinamismo nas respectivas práticas educativas (MOREIRA, 2011 p.26).

O professor deve estar em aberto às realidades encontradas em sala de aula, para encontrar maneiras de poder mediar os conhecimentos, os valores morais e éticos e para discernir como inserir esta criança em uma sociedade cuja tônica é a diferença.
Quanto à formação de professores, é preciso considerar que o trabalho com as diferenças culturais, linguísticas e outras deve proporcionar tanto ao professor quanto ao sujeito aprendiz a superação de suas limitações pessoais, para que ambos tenham responsabilidade ética e promovam uma escola de qualidade para todos. A preparação para a futura prática pedagógica no contexto de fronteira não pode ser reduzida a receituários ( PEREIRA, 2009, p.117).

O plano de aula deve estar adaptado às reais condições dos alunos: suas possibilidades, necessidades e interesses. Ao elaborar o seu plano de aula, o professor deve levar em conta as características dos alunos e partir dos conhecimentos que eles já possuem. Por isso, é importante que o professor faça uma sondagem do que os alunos já sabem sobre a serem desenvolvidos ( REVISTA ESCOLA, 1972, p.6 ).

Devido aos padrões de branqueamento muitas crianças negras querem ser brancas e incorporam em suas atitudes os costumes deles porque estes são incluídos na sociedade nos aspectos econômicos políticos e sociais e culturais. Como relatam pesquisas feitas com crianças negras, que demonstra isso muito bem quando uma garota diz: eu gostaria de dormir e acordar branca e de cabelo liso, essa fala demonstra o seu sofrimento porque vem sofrendo preconceitos por colegas de classe, elas tem acesso a matricula e sala de aula exceto as atividades escolares com êxito e aceitação, daí resulta em sua reprovação, e quando adultos sua indignação ou silenciamento por sua condição de vida.

Na verdade o que seria necessário era “uma formação cultural deve voltada para sua realidade local de modo que os educadores possam romper com tais praticas possibilitando aos educadores” afirmar suas tradições culturais e recuperar suas historias reprimidas” (Bhabha, 1998, p. 29).

O professor deverá conhecer a especificidade de cada um de seus aluno, já diz CANDAU (2011), que o multiculturalismo refere-se às inúmeras mudanças demográficas e culturais, afetando as realidades contemporâneas, produzindo efeitos negativos e positivos em todos os espaços sociais, diferenças estas de raça, etnia, gênero, sexualidade, cultura, religião, classes sociais, idade, deficiência física, sensorial ou psíquica ou quaisquer outra que marca um indivíduo ou grupo social. 


É crucial o professor estar preparado para esta realidade, que poderá encontrar dentro das salas de aula, a qual deve estar metodicamente no seu plano de ensino e no plano de aula, a fim de que o processo ensino aprendizagem realmente ocorra e o aluno seja respeitado em suas especificidades, vale dizer em seu multiculturalismo. 

O professor deve ser crítico reflexivo, humano; Questionado o que ele vai ensinar aos seus alunos e propor reformas pedagógicas já que ele e o mediador do conhecimento, ouvindo seus alunos quanto a suas dificuldades, incentivar trabalhos que levem os mesmos a pesquisa sua realidade local, humano quando não despreza um aluno que não pertence ao padrão cultural aceito, ele deve ser um profissional com todas essas competências e não apenas aquele que sabe do conteúdo, mas que com sua bagagem teórica ensine a viver neste mundo capitalista.

Para Martins (1996), a história de fronteira em nosso país é marcada por lutas étnicas e sociais. É fato que para uma educação para todos e de qualidade é necessário reinventar a educação escolar, tratando todas as diferenças socioculturais como diz Moreira (2011, p.13) “para que possa oferecer espaços e tempos de ensino-aprendizagem significativos e desafiantes para os contextos sociopolíticos e culturais atuais e as inquietudes de crianças e jovens”. 

O professor deverá conhecer a especificidade de cada um de seus aluno, já diz CANDAU (2011), que o multiculturalismo refere-se às inúmeras mudanças demográficas e culturais, afetando as realidades contemporâneas, produzindo efeitos negativos e positivos em todos os espaços sociais, diferenças estas de raça, etnia, gênero, sexualidade, cultura, religião, classes sociais, idade, deficiência física, sensorial ou psíquica ou quaisquer outra que marca um indivíduo ou grupo social. 
 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais