Buscar

Qual a importância do pedagogo nas Instituições não-escolares?

💡 4 Respostas

User badge image

Rafaelle Prado

O pedagogo tem uma grande responsabilidade quando colabora em espaços muitas vezes por ele desconhecido, exemplificando os contextos não escolares (Hospitais, Empresas, ONGs, Instituições). 

O ensino superior deste profissional provavelmente não o preparou para este fim. A maioria das universidades não oferecerem currículos baseados na realidade das empresas e/ou organizações para a atuação deste profissional. 

Ao observar alguns documentos importantes ligados a área da educação percebe-se que existem lacunas e interpretações errônea quanto ao oferecimento da educação em qualquer esfera seja ela escolar ou não. Sabe-se que alunos internados e debilitados por algum tipo de patologia em hospitais, moradoras ou participantes de ONGs, colaboradores de empresas, têm o direito ao "conhecimento" garantido por leis como a LDB, ECA, Constituição, resoluções, outros. 

O Pedagogo ao fazer parte deste processo muitas vezes se vê despreparado pelo fato de não ter tido em sua vida acadêmica de práticas e teorias ligadas a estes contextos não escolares. A alternativa mais apropriada seria a elaboração, execução de um projeto em que se valorizasse esse profissional com políticas eficientes. 

Verifica-se que o caráter verdadeiramente pedagógico que os profissionais possuem dentro desta área é confundido com um caráter estritamente administrativo em que a obtenção por recursos é mais importante que o atendimento às necessidades do processo educacional. Ou seja, quando esses profissionais atuam fora da sala de aula geralmente é na visão administrativa e não pedagógica. 

Infelizmente o lucro, o financeiro e o administrativo são os sinônimos que algumas empresas e/ou organizações almejam. Parece que não se tem objetividade nem claridade nos ideais da Educação Brasileira e valorização pelo profissional desta área. 

Não se prevalece a Educação como transformação social e o Pedagogo como o transformador desse processo. É amplo o fazer desse profissional. Necessariamente a partir do momento que este profissional de fato for valorizado em todos os seus aspectos, poderemos assegurar a eficiência e eficácia do seu trabalho dentro da instituição por participar ativamente de seus planos, planejamentos e projetos conseguindo ótimos resultados anuais. 

Somente um Pedagogo participativo, eficiente e eficaz, ético em suas ações dará a oportunidade de verificarmos que estes valores requerem objetividade. A ética que esses profissionais precisam defender na educação não escolar e escolar e no mundo, é a ética humana, aquela que promove o desenvolvimento tendo como objetivo o bem estar dos humanos. 

Não basta aprender conceitos e discutir pontos de vista, é preciso também, mudar as atitudes, colocar os valores aprendidos em ação. Outro papel do Pedagogo é protagonizar o processo educacional sem negar a sua dinamicidade, os seus conhecimentos e qualidades e as falhas e fragilidade. 

Ter ética é saber que ensinar e aprender são muito mais do que dar uma receita para ser desenvolvida sem erros: é antes de tudo ser referência de homem e de mulher diante dos problemas que a vida impõe, assumindo uma atitude de respeito, solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças e discriminações. 

Outro fator importante é saber que o ensino-aprendizagem não tem a função doutrinária e o papel do Pedagogo passa a ser o de mediar, trazendo para a sala de aula várias posições sobre determinados assuntos, provocando o exercício da descentralização, a possibilidade de conhecer distintas opiniões e de formar a sua a partir das discussões e da análise dos aspectos positivos e negativos referentes a cada assunto, e isto é uma questão de ética profissional em educação. 
 

 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Sendo a educação fator primordial para o desenvolvimento integral do ser humano, o papel do pedagogo nesse contexto torna-se relevante pelo seu caráter de abrangência social e científica que contribui tanto para questões ligadas a sociedade quanto para a educação. Ou seja, o pedagogo no contexto não-escolar tem seu foco voltado para às relações entre um indivíduo e sua comunidade objetivando a superação de adversidades e necessidades existentes.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Sendo a educação fator primordial para o desenvolvimento integral do ser humano, o papel do pedagogo nesse contexto torna-se relevante pelo seu caráter de abrangência social e científica que contribui tanto para questões ligadas a sociedade quanto para a educação. Ou seja, o pedagogo no contexto não-escolar tem seu foco voltado para às relações entre um indivíduo e sua comunidade objetivando a superação de adversidades e necessidades existentes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais